“Converte-te no que recebes”, diz secretário geral do Congresso Eucarístico Internacional, em Dublin
Dublin (Terça-feira, 12-06-2012, Gaudium Press) Desde o dia 10até 16 de junho próximo, as instalações da “Royal Dublin Society” se transformam na Cidade Eucarística. Ali, neste renomado e centenário centro de conferências, exposições e feiras de comércio, acontecerão os principais atos do 50º Congresso Eucarístico Internacional que transcorre em Dublin, capital irlandesa.
A conclusão do evento acontecerá no próximo domingo, 17, no “Crok Park Stadium”, o principal estádio de Dublin, onde terá lugar a “Statio Orbis”, a liturgia de encerramento do Congresso Eucarístico Internacional. A missa da “Statio Orbis” será presidida pelo prefeito da Congregação para os Bispos e legado pontifício para o encontro, Cardeal Marc Ouellet.
Para saber mais sobre o significado do tema central do evento, a Gaudium Press entrevistou o secretário geral do Congresso, Padre Kevin Doran. O sacerdote da Arquidiocese de Dublin expressou que o tema do congresso é a comunhão eucarística com Cristo e com os outros. “Falamos do documento do Concílio Vaticano II sobre a Igreja, porque este é o 50º aniversário do Concílio Vaticano II”, declarou Padre Doran.
Segundo o secretário geral, o que os participantes querem através do tema do Congresso é que se tome consciência de que o Corpo de Cristo, que nós recebemos, é parte do que Cristo nos pede para que nos convertamos. “Santo Agostinho disse em uma ocasião, ‘converte-te no que recebes’, e o tema da comunhão é realmente uma questão mais ampla do que o sacramento que nós recebemos”, disse.
Padre Doran explicou que o tema da Comunhão é antes de tudo sobre Cristo reunindo-nos |
Conforme o sacerdote, o tema da comunhão é antes de tudo “sobre Cristo reunindo-nos, formando-nos em seu corpo, a Igreja, além do mais, é sobre nutrir-nos com sua palavra, é sobre o sacrifício que Ele faz por nós e também sobre o sacrifício que Ele nos pede que façamos pelos outros quando somos enviados ao final da missa”.
“Nós costumávamos dizer ‘ide em paz para amar e servir ao Senhor’, agora dizemos ‘ide em paz para glorificar o Senhor com tua vida’, mas é a mesma ideia, de que recebemos o Corpo de Cristo e nos convertemos no corpo de Cristo a qual foi confiada uma missão”, explicou, Padre Doran.
Proximidade com a JMJ Rio 2013
Sobre a proximidade do Congresso Eucarístico com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio de Janeiro 2013, o secretário geral declarou que a Igreja da Irlanda vem trabalhando, em seu espaço dedicado à juventude, um grupo de pessoas que serão responsáveis pela organização da peregrinação irlandesa ao Brasil.
Conforme Padre Doran, o espaço para os jovens, que leva o nome da beata italiana Chiara Badano, acontece na “Royal Dublin Sociedade”, durante toda a semana do Congresso e é voltado para as pessoas entre 15 e 25 anos. Contudo, segundo o sacerdote, qualquer pessoa do evento pode participar.
Padre Doran explicou ainda que “parte do propósito do espaço da juventude é aprofundar a Fé das pessoas jovens, para que quando forem ao Brasil não seja somente para ir a Copacabana, mas para unir-se com pessoas de todas as partes do mundo na oração e na celebração da fé”.
Fala o núncio apostólico na Irlanda
Durante o Congresso Eucarístico, a Gaudium Press também falou com o núncio apostólico na Irlanda, Dom Charles J. Brown, que dissertou sobre o que significa para a Irlanda e para o futuro do país a realização do evento. “Estamos convencidos de que este Congresso Eucarístico marca o começo de um novo capítulo na história da Igreja na Irlanda”, afirmou o prelado.
Dom Brown expressou que a fé católica está fundamentada em Jesus Cristo e seu sacramento, especialmente na Sacrada Eucaristia, e “este belo Congresso é uma forma de revigorar e revalidar a fé neste país católico”. “Assim estou totalmente convencido de que este é um momento de transformação e renovação e o Espírito Santo está guiando a Igreja na Irlanda para um grande futuro”, expressou.
Deixe seu comentário