Diocese de Frederico Westphalen (RS) prepara celebração de seu Jubileu de Ouro.
Frederico Westphalen (Sexta-Feira, 08/06/2012, Gaudium Press) No próximo dia 24 de junho, a Diocese de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, celebrará seu Jubileu de Ouro e na mesma data encerrará o 1º Sínodo Diocesano em evento que será realizado na Praça da Matriz, em frente à Catedral Diocesana. A programação contará com Santa Missa na Catedral Diocesana, com entoação do Hino e Oração do Sínodo Diocesano e do Cinquentenário da Diocese.
Dom Antonio Carlos Rossi Keller Bispo de Frederico Westphalen |
De acordo com o chanceler do bispado, cônego Jacson Rodrigo Pinheiro, o objetivo do evento é celebrar as graças recebidas de Deus nestes 50 anos da diocese e durante o 1º Sínodo. Será uma grande demonstração de fé e de unidade do povo na Igreja Diocesana de Frederico Westphalen em estreita fidelidade ao Santo Padre, o Papa Bento XVI. “Compreendemos que Deus está presente em nossa Igreja, fortalecendo nossa comunhão e encorajando-nos em nossa missão”, destaca.
Para o cônego, antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que o Sínodo Diocesano, considerado o grande acontecimento de este Ano Jubilar, envolveu toda a diocese, com as paróquias mandando seus delegados em todas as sessões sinodais. “Ainda participaram todos os sacerdotes presentes na Diocese, alguns seminaristas, vários religiosos e religiosas”, completa.
O chanceler ainda enfatiza que além da sessão de abertura (com Santa Missa votiva do Espírito Santo, Profissão de Fé e Juramento dos Delegados Sinodais) e de encerramento (com a Santa Missa em Ação de Graças pelo Jubileu de Ouro), foram realizadas dez sessões onde se refletiu e estudou sobre os grandes temas pastorais da Diocese, quando os Delegados apontaram sugestões práticas para a missão evangelizadora da Igreja Diocesana.
Em relação ao evento, cônego Pinheiro ainda diz: “A Celebração será um grande momento de demonstração da comunhão de nossa Igreja Diocesana. E precisamos cada vez mais fortalecer nossa fé, nossa esperança e nossa caridade. Somos uma Igreja que pode ter muitas dificuldades, mas somos uma Igreja feliz, por ser quem somos e poder sempre contar com a presença de Nosso Senhor. Somos povo de fé; nossa comemoração não poderia ser diferente”, afirma.
Para marcar o encerramento do sínodo e celebrar o Ano Jubilar será realizada grande comemoração no próximo dia 24 de junho, com a seguinte programação: 14h45 – acolhida do bispo diocesano, dom Antonio Carlos Rossi Keller, pelo Colendo Capítulo da Catedral Diocesana; 15h – Hino do Jubileu e Oração do Sínodo Diocesano e do Cinqüentenário da diocese, com a proclamação do Encerramento do 1º Sínodo Diocesano; 15h30 – Celebração Eucarística, durante a qual será dada a Bênção Apostólica recebida de Sua Santidade, o Papa Bento XVI.
Após a celebração eucarística haverá um momento de descerramento da Placa Comemorativa pelos 50 anos da Diocese de Frederico Westphalen. Além das autoridades eclesiásticas diocesanas que se farão presente, o evento contará ainda com a participação de alguns Bispos, dentre eles Dom Zeno Hastenteufel, que foi o 3º bispo de Frederico Westphalen, e atualmente é o bispo diocesano de Novo Hamburgo/RS e presidente da CNBB Sul 3.
Por fim, o sacerdote espera que Deus continue a abençoar a Igreja de Frederico Westphalen, e que o povo da região possa sempre mais demonstrar alegremente a fé naquele que nos une em comunhão e nos envia em missão. “Somos muito gratos também à Sua Santidade, o Papa Bento XVI, pela especial bênção que nos concede e queremos a ele permanecer sempre em estreita fidelidade”, conclui.
História da Diocese de Frederico Westphalen
A diocese de Frederico Westphalen foi criada no dia 22 de Maio de 1961. Já a data de instalação canônica da nova diocese ocorreu no dia 24 de Junho de 1962. Inicialmente, o território da atual Diocese de Frederico Westphalen pertencia quase em sua totalidade à Diocese de Santa Maria.
Na primeira metade do século XX, na região do Alto Uruguai, muitos núcleos da zona colonial foram se desenvolvendo, sendo que foram criadas, então várias paróquias para atender ao povo católico. Por iniciativa de Dom Luiz Victor Sartori, então Bispo de Santa Maria/RS, em 21 de maio de 1961, sua Santidade, o Papa João XXIII, pela Bula “Haud parva”, criava a Diocese de Frederico Westphalen, com sede na Catedral de Frederico Westphalen, município de mesmo nome.
Foram desmembradas 20 paróquias da Diocese de Santa Maria e 3 paróquias da Diocese de Passo Fundo. À nova diocese ficaram pertencendo 11 municípios. A área da nova diocese seria de 11.457 km2, com mais de 360.000 habitantes. Mais de 85% da população (de etnias italiana, alemã, luso-brasileira, polonesa e outras), seria de religião católica.
À nova Diocese ficaram pertencendo doze presbíteros diocesanos. Havia também padres das seguintes Ordens e Congregações Religiosas: Franciscanos, Padres do Sagrado Coração de Jesus, Sacerdotes do Verbo Divino, Oblatos de São Francisco de Sales, Palotinos e Padres Carlistas. Atualmente a nossa Diocese conta com 39 paróquias em 56 municípios e 53 padres diocesanos e 15 padres regulares e 01 diácono permanente. (FB/JS)
Deixe seu comentário