Gaudium news > Arquidiocese de São Paulo celebra festa de Corpus Christi com presença do Nuncio Apostólico

Arquidiocese de São Paulo celebra festa de Corpus Christi com presença do Nuncio Apostólico

Corpus Christi SP 1.jpg
Dom Odilo abençoa os fiéis reunidos em frente à Catedral da Sé

São Paulo (Sexta-feira, 08-06-2012, Gaudium Press) Com a presença do Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer e o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, a Arquidiocese de São Paulo celebrou a Solenidade de Corpus Christi com uma procissão que contou com a participação de milhares de fiéis.

Os fiéis concentraram-se, antes da procissão, em frente à Igreja de Santa Ifigênia onde, desde a noite anterior foi realizada uma solene adoração ao Santíssimo Sacramento com pessoas revezando-se em oração a cada hora, durante toda a noite, até as 9 horas da manhã, momento estabelecido para o inicio do deslocamento da procissão conduzindo uma custodia com a Sagrada Eucaristia. A custódia era a mesma que foi usada durante as solenidades do 4º Congresso Eucarístico Nacional.

A chuva incessante não foi impecilho para a demonstração de Fé e devoção eucarística que se viu nas ruas da metrópole paulistana. Pelo contrário, um entusiasmo maior parece ter surgido em meio ao frio, no caminhar lento e solene do cortejo.

Corpus Christi SP 2.jpg
Procissão saiu da Igreja de Santa Ifigênia em direção à Catedral

Diversos movimentos e associações de leigos católicas caminharam, rezando e cantando até a Catedral da Sé.
Cruzando o centro histórico de São Paulo, por vezes a multidão parava. Diante de uma ou outra instituição mais representativa da cidade uma oração ser feita e uma bênção ser dada. Assim foi diante do Mosteiro de São Bento e no largo em frente a Prefeitura. Ao todo foram seis paradas para bênçãos e orações nas intenções da Arquidiocese de São Paulo, pela realização da JMJ-Rio 2013, pela cidade de São Paulo, pela Juventude.

Quando o Santíssimo chegou à Praça da Sé, a multidão já tomava conta dela. A missa de encerramento, porém, não pôde ser ali: a chuva impedia a realização de qualquer celebração na Praça. Após o anúncio de que a Santa Missa de encerramento das solenidades seria no interior da Catedral, ela ficou imediatamente lotada. Quem não pode entrar contentou-se em assistir as cerimônias pelos imensos telões colocados em pontos do lado de fora da Igreja.

A missa foi presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello.

Esta foi a primeira vez que o novo representante do Papa esteve em São Paulo. Ele participou de todas as cerimônias e afirmou que estando aqui recebeu um presente: foi reconfortado por tudo que presenciou, por ter assistido a demonstração de Fé e entusiasmo que os paulistanos têm para com o Santíssimo Sacramento.

Não foi esquecida…

“Estou edificado com a fé de todos vocês e agora quero lembrar alguém que para alguns poderia parecer ter sido esquecido”.

Corpus Christi SP 3.jpg
Dom Odilo apresenta o Núncio no Brasil para os fiéis

Estas palavras de Dom Odilo deixou mais atento o grande público que o ouvia. E a atenção transformou-se em prolongado aplauso quando o Cardeal explicou que não havia tido nenhum esquecimento: a pequena imagem de Nossa Senhora Aparecida que havia estado no Congresso Eucarístico de 70 anos atrás estava ali. havia participado da procissão. Ela acompanhou seu divino Filho na caminhada que acabava de ser feita. E, conosco, Ela pedia a Jesus Sacramentado bênçãos e graças para o Brasil todo. (EPC/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas