Diocese da República Centro-Africana dá auxílio psicológico a crianças-soldados
Bangui (Quarta-feira, 06-06-2012, Gaudium Press) A Diocese de Bangassou, localizada na parte sul da República Centro-Africana tem como foco de sua ação pastoral as crianças-soldados. O bispo local, Dom Juan José Aguirre, há cinco anos, vem promovendo iniciativas a fim de recuperar os menores que fogem da guerra, mas ficam aterrorizados, em estado de choque e privados de auto-estima.
Crianças soldados fogem da guerra, mas ficam em estado de choque e privados de auto-estima |
Além do suporte psicológico às crianças-soldados, Dom Aguirre toca à frente em sua diocese outros 24 projetos, que são sustentados pela fundação espanhola Bangassou. Assim, o prelado, junto com missionários, provê a distribuição de leite em pó às crianças que não podem ser amamentadas pelas mães portadoras de HIV, casas de acolhimento para doentes, leprosários, departamentos pediátricos e centros para crianças desnutridas
Outros projetos desenvolvidos na Diocese de Bangassou são relativos à escolarização; foi também fundada uma cooperativa para as avós acolherem os netos que ficaram órfãos por causa da guerra e um casa de tratamento para adultos que sofrem com problemas neurológicos.
Assim como muitos países da África, a República Centro-Africana também é marcada por uma guerra civil. No caso desta região, os conflitos começaram em 2003, após a chegada ao poder, por meio de um golpe, do presidente François Bozizé. Indignados com esta situação, grupos de rebeldes da União das Forças Democráticas para a Reunificação (UFDR) começaram a perpetrar ataques contra o governo.
Por causa dos embates armados, até o momento, cerca de 10 mil pessoas já foram deslocadas do país. (BD/JS)
Com informações da Rádio Vaticano.
Deixe seu comentário