Gaudium news > Arquidiocese de Curitiba prepara tradicional missa e procissão de Corpus Christi

Arquidiocese de Curitiba prepara tradicional missa e procissão de Corpus Christi

Curitiba (Quarta-Feira, 06/06/2012, Gaudium Press) Amanhã, quinta-feira, dia 7 de junho, mais de 150 mil fiéis são esperados para a celebração da solenidade de Corpus Christi da Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná. Neste ano, a festa celebrará o tema da Campanha da Fraternidade 2012: “Fraternidade e Saúde Pública”.

tapete corpus christi CURITIBA.jpg
Tradicionais tapetes, confeccionados com flores,
serragem, pó de café e materiais reciclados,
envolverão as ruas da cidade
 

Segundo Emmanuel Cardozo, diácono da arquidiocese paranaense, a eucaristia é fonte e ápice de toda a vida cristã. Ele explica que por este sacramento, recebemos, mais do que uma graça especial, mas o próprio autor da graça, Jesus Cristo. “Através da Solenidade de Corpus Christi, com origem no século XII, a Igreja quer, por um lado, lembrar a Instituição da Eucaristia como penhor de graças e de salvação e, por outro, reafirmar a presença real de Cristo no Santíssimo Sacramento do Altar”, completa.

Ainda de acordo com o diácono, é por isso que, neste dia, a Igreja celebra o Santo Sacrifício da Missa e, em seguida, com a hóstia consagrada durante a Missa, realiza a Procissão Eucarística, dando testemunho público de sua fé. “A celebração da Santa Missa e a Procissão estão profundamente unidas. A adoração devida ao Santíssimo Sacramento tem sua fonte no altar, onde se consagram as espécies eucarísticas. A Eucaristia, adorada e levada em procissão, foi consagrada no altar onde comungamos”.

A programação do evento terá início a partir das 13h30min, com a animação do Setor Juventude, em preparação à Jornada Mundial da Juventude (2013), juntamente com o padre Reginaldo Manzotti. A missa solene acontecerá às 15h, e em seguida haverá a tradicional procissão de Corpus Christi saindo pela Cândido de Abreu até o Palácio Iguaçu. O encerramento da solenidade se dará com a benção do Santíssimo Sacramento, presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Moacyr José Vitti.

Durante o percurso da procissão, os tradicionais tapetes, confeccionados com flores, serragem, pó de café e materiais reciclados, envolverão as ruas do centro da capital paranaense. Nos tapetes são reproduzidas figuras de Jesus Cristo, da Santa Ceia, do cálice e da Virgem Maria, entre outros símbolos religiosos. A extensão do grande tapete neste ano é de 1711 metros (do Obelisco de Nossa Senhora, ao lado da Catedral, até o Palácio Iguaçu).

Histórico da festa

No final do século XIII surgiu em Lieja, Bélgica, um Movimento Eucarístico cujo centro foi a Abadia de Cornillon, fundada em 1124 pelo Bispo Albero de Lieja. Este movimento deu origem a vários costumes eucarísticos, como por exemplo, a exposição e bênção do Santíssimo Sacramento, o uso dos sinos durante a elevação na Missa e a festa do Corpus Christi. A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264.

Já na arquidiocese de Curitiba a tradicional missa e procissão pela Cândido de Abreu até o Palácio Iguaçu é realizada desde 2005. Motivação que partiu da antiga coordenação, frente à importância da celebração que, antigamente, ocorria de frente à Catedral, reunindo apenas a comunidade local. (FB/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas