Gaudium news > Bento Gonçalves prepara-se para celebrar a 134ª Festa de Santo Antônio

Bento Gonçalves prepara-se para celebrar a 134ª Festa de Santo Antônio

Bento Gonçalves (Terça-feira, 05/06/2012, Gaudium Press) A tradicional Festa de Santo Antônio da Igreja Matriz Santo Antônio da cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, acontecerá no dia 13 de junho – dia do padroeiro da cidade gaúcha-, tendo como lema “Santo Antônio, Intercedei Por Nós”. Antes da festa solene, haverá uma intensa programação religiosa, cultural e social para celebrar esse santo tão popular e querido.

De acordo com o padre Adelar Baruffi, auxiliar da Paróquia Santo Antônio, a festa tem como objetivo refletir como os católicos compreendem o sentido da intercessão dos santos e da Virgem Maria.

“Partimos da convicção de que Deus é amor e fonte de todas as graças e bênçãos. No entanto, a ação de Deus em nossa vida, não se limita aos sacramentos. A comunhão que une todos os batizados em Jesus Cristo, vivos e já falecidos, chamamos de comunhão dos santos”, afirma.

festadesantoantonio2 05-06-2012.jpg
O lema deste ano é
“Santo Antônio, Intercedei Por Nós”
 

O sacerdote ainda explica que a Igreja crê que, ao partirem deste mundo, os santos são acolhidos por Deus para estarem por toda a eternidade junto Dele, continuando a amar, como fizeram quando estavam neste mundo. Por isso, continua ele, podem interceder pelas necessidades dos fiéis que a eles recorrem, sem com isso tomarem o lugar único e insubstituível de Jesus Cristo, o mediador que está à direita de Deus e intercede por nós. “Eles acolhem nossa súplica, nossas preces e as apresentam a Deus. Por isso, é bom pedir a intercessão e a ajuda dos santos e da Virgem Maria”.

Já segundo o padre Izidoro Bigolin, vigário geral da diocese de Caxias do Sul, os santos são intercessores, e ser intercessor é assumir a causa daquele que intercede. Quanto ao tema da festa, o sacerdote questiona: intercedei por nós por quê? E, em seguida, ele mesmo responde: porque Santo Antônio é o santo que se identifica muito com as necessidades do povo. “O devoto é alguém que tem sempre um pedido, tem uma prece, tem um desejo, tem um sonho a ser realizado. E ele sabendo que sozinho se sente frágil se agarra por assim dizer a um Santo, então este é o significado da intercessão”, destaca.

O vigário adianta ainda, que durante a Trezena (as 13 celebrações que antecedem o dia da festa) serão trabalhados vários temas como Santo Antônio intercedei pelas crianças, pelas famílias, pelos jovens e pela saúde, em conformidade inclusive com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano que aborda o tema “Fraternidade e Saúde Pública”.

A programação da 134ª Festa de Santo Antônio já começou no dia 31 de maio, com a trezena, que prosseguirá até o dia 12 de junho, sempre às 18h, com missa, pregação e bênçãos especiais. Já no dia da festa, 13 de junho, serão realizadas missas às 8h30min e às 10h. Ao meio-dia haverá um almoço festivo. O momento mais marcante da solenidade acontecerá às 15h, com a missa campal e a procissão com a imagem de Santo Antônio. O encerramento da festa se dará com uma missa de ação de graças, às 18h.

História da Festa de Santo Antônio

A paróquia de Santo Antônio se confunde com a história de Bento Gonçalves e é um patrimônio histórico do município. A igreja foi fundada no dia 6 de agosto de 1884. De acordo com historiadores tudo começou com a chegada dos imigrantes italianos em 1875.

Em 1876 foi celebrada a primeira missa pelo padre Bartolomeu Tiecher junto à Cruzinha (cruz de quatro braços que indicava os lotes rurais das recém fundadas colônias). Em 1878 com a chegada do padre Giovanni Menegotto, sacerdote de Pádua, estabelecendo-se como Capelão da Colônia de Dona Isabel, foi realizada a primeira festa de Santo Antônio. Ele foi também o primeiro vigário da paróquia que foi criada, desmembrando-se da então freguesia de Estrela. Em 1890 começou a ser construída a terceira igreja, concluída em 1894.

Em 1922 sob a coordenação do Padre Henrique Domenico Poggi a igreja é ampliada estabelecendo como construção definitiva e que se manteve praticamente, original até os dias atuais. Em 1933 a Igreja Matriz recebeu uma torre principal. Em 1934, a paróquia, ao completar 50 anos, obtém o decreto de elevação da Matriz para Santuário Diocesano de Santo Antônio.

Troféu Tonito

Em 1987, a Comissão de Cultura instituiu o Troféu Tonito, uma homenagem ao Santo e que passou a ser entregue todos os anos aos casais festeiros como reconhecimento pelos trabalhos realizados durante a festa. Neste ano a entrega do troféu tem um significado ainda maior. Foram justamente os festeiros jubilares que introduziram na festa o troféu há 25 anos. Os festeiros jubilares que serão homenageados são: Leonora Roman Filipon e Balduíno e Alcidia Menegotto. (FB/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas