Gaudium news > Almoço com famílias concluiu o VII Encontro Mundial das Famílias

Almoço com famílias concluiu o VII Encontro Mundial das Famílias

Milão (Segunda-feira, 04-06-2012, Gaudium Press) O casal Gomez Serrano com o filho e a nora era uma das sete famílias convidadas para o almoço com o Santo Padre no Arcebispado de Milão às 13:30, no último sábado.

Ao mesmo tempo, 100 famílias mais necessitadas também tiveram, organizado pela Cáritas, um almoço oferecido por Bento XVI. Gestos de solidariedade e proximidade espiritual e também material por parte do pontífice dominaram a realização do VII Encontro Mundial das Famílias em Milão.

Ao final do almoço com as famílias, o Santo Padre agradeceu pelo “clima de verdadeira vida” e pela “experiência da Igreja viva”.

“Se algumas vezes pode-se pensar que o barco de Pedro realmente esteja nas mãos dos adversários difíceis – observou o pontífice -, entretanto é também verdadeiro que vemos como o Senhor está presente, está vivo, ressuscitou realmente, e tem em mãos o governo do mundo e o coração dos homens. Esta experiência da Igreja viva, que vive do amor de Deus, que vive para Cristo Ressuscitado, é – digamos – o dom destes dias. Assim rendemos graças ao Senhor”.

250879_320965021311860_249870047_n.jpg
“Não é um almoço das famílias pobres, mas um momento de convívio e
e solidariedade”, observou Davanzo, presidente da Cáritas ambrosiana.

O Papa convidou para o almoço sete famílias representantes do mundo todo. Além da família mexicana, estavam presentes: de Bagdá, no Iraque, a família Hassib; de Kinshasa, no Congo, o casal Botolo; da Cidade do México, no México, a família Gomez Serrano com o filho e nora; da Espanha o casal Burgos; da Austrália, a família Green com 4 pessoas, entre as quais um filho seminarista; da Filadélfia, nos Estados Unidos, a família Tumco, formada por 7 pessoas: pai, mãe e 5 filhos. De Milão, na Itália, a família Colzani participou do almoço com os 4 filhos. Junto ao Santo Padre almoçaram o Arcebispo de Milão, o Cardeal Angelo Scola, todos os cardeais, a comitiva papal e o Conselho Episcopal Milanês. O almoço foi concluíodo às 14:30.

“O Papa está aqui convosco. Ele quis este almoço. A presença do Senhor está também aqui, entre todos vós. Ele me pediu para vos trazer sua saudação”. Com estas palavras o Cardeal Ennio Antonelli, presidente do Pontifício Conselho para a Família, assegurou às 100 famílias mais necessitadas a proximidade do Papa.

As famílias foram recebidas no refeitório da Universidade Católica. Participaram do almoço solidário também o vigário geral da Diocese de Milão, Mons. Mario Delpini, que trouxe a saudação do Arcebispo de Milão, Angelo Scola, Mons. Luigi Sutcchi, vigário episcopal de Varese e Dom Roberto Davanzo.

“Não é um almoço das famílias pobres, mas um momento de convívio e de solidariedade”, observou Davanzo, presidente da Cáritas ambrosiana. Foram convidadas as famílias em dificuldade pela perda do trabalho, já ajudadas pela Cáritas, pela Comunidade de Santo Egídio, pela Casa da Caridade, pelo Serviço “Siloe”, pela Associação Nocetum, pelos Padres Somascos, Cascina Dom Massimo. Algumas famílias foram convidadas pelos serviços de acolhimento nos diversos Decanatos da cidade, provenientes de toda a cidade de Milão.

Depois das 16:30 o Santo Padre, no pátio do Arcebispado, saudou os funcionários, os colaboradores e alguns dos voluntários que nestes meses colocaram à disposição da Fundação Milão Famílias 2012, seu trabalho.

Era uma centena de pessoas que aplaudiram, emocionadas e agradecidas, os três dias de visita à cidade de Milão.
“Não sei o que fizeram no detalhe, mas sei que trabalharam muito, com um espírito de gratuidade tipicamente cristão”, disse o Santo Padre em agradecimento.

Bento XVI deixou Milão às 17H. (AA/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas