São Paulo prepara-se para comemorar Corpus Christi
São Paulo (Segunda-feira, 04-06-2012, Gaudium Press) No próximo dia 7 de junho, quinta feira,será comemorada a solenidade de Corpus Christi: “uma das manifestações públicas da fé católica mais notáveis, na qual expressamos nossa fé no dom inestimável da Eucaristia, que Jesus deixou para sua Igreja”, lembra o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer.
Nesta data o mundo católico presta homenagens, honras e louvores a Nosso Senhor Jesus Cristo Sacramentado.
A solenidade de Corpus Christi desse ano relembra os 70 anos do IV Congresso Eucarístico Nacional, realizado em 1942.
Mapa do trajeto da Procissão de Corpus Christi |
A Procissão
A procissão com o Santíssimo Sacramento deverá ser iniciada as 9 horas, no Largo de Santa Ifigênia –local exato onde houve grandes concentrações de fiéis no Congresso de 42– e fará um trajeto especial pelas ruas do centro de São Paulo, passando por locais importantes da história paulistana. Em alguns desles, como o Mosteiro de São Bento, o Largo de São Francisco e a sede da Prefeitura, o Caredeal Scherer e os Bispos Auxiliares estarão dando a bênção com o Santíssimo Sacramento os presentes.
Todo o trajeto estará ornamentado com os tradicionais tapetes feitos com carinho e desvelo artesão anônimos que assim honram Cristo Sacramentado
Na Praça da Sé, termo final da procissão, o Núncio Apostólico, Dom Giovanni D’Aniello, representante do Papa no Brasil, presidirá uma solene Eucaristia, às 11 horas.
Empenho
“Nós, católicos, precisamos testemunhar publicamente, com alegria e coragem, a fé que recebemos e que vivemos. A festa de Corpus Christi é uma boa ocasião!”, disse Dom Odilo ao convidar seus arquidiocesanos para participarem das solenidades e da procissão do Corpo de Deus deste ano.
Na realidade, as atividades para as honras a Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade, no Santíssimo Sacramento, já tiveram início na preparação espiritual que vem sendo realizada, particularmente, nas diversas paróquias da arquidiocese.
As atividades públicas terão seu início um dia antes da Festa: na quarta-feira, 6 de junho, haverá uma Vigília Eucarística na Igreja de Santa Ifigênia, após a missa das 20 horas, quando Santíssimo Sacramento ficará exposto por toda a noite e durante o dia até o início da procissão às 9 horas da manhã. (JSG)
Deixe seu comentário