Santo Padre convida famílias a desenvolverem programas de cidades irmãs
Milão (Segunda-feira, 04-06-2012, Gaudium Press) No último sábado, 02, em Milão, na festa dos testemunhos, em resposta à pergunta da família grega Paleologos, formada por empresários, de como dar esperança às pessoas e famílias sem perspectivas em tempos de crise, o Papa Bento XVI propôs desenvolver geminações. “Creio que talvez as geminações entre cidades, entre famílias, entre paróquias, poderiam ajudar”, sugeriu o pontífice.
Bento XVI também pediu aos políticos para “crescer o senso da responsabilidade em todos os partidos” |
“Nós temos na Europa, agora, uma rede de geminações, mas são intercâmbios culturais, certamente muito bons e úteis, mas talvez sejam necessárias geminações em um outro sentido: que realmente uma família do Ocidente, da Itália, da Alemanha, da França…assuma a a responsabilidade de ajudar uma outra família. Assim também as paróquias, as cidades: que realmente assumam a responsabilidade, ajudem em sentido concreto”, acrescentou o Santo Padre.
A ideia de geminações entre as cidades em sentido cultural foi muito difundida recentemente nos estados membros da União Europeia. Assim, há uma geminação entre a Wadowice, na Polônia, cidade natal de João Paulo II, e Marktl am Inn, na Alemanha, onde nasceu o Papa Bento XVI.
Durante a festa dos testemunhos, o Santo Padre também pediu aos políticos para “crescer o senso da responsabilidade em todos os partidos”, assim como “que não prometam coisas que não podem realizar; que não busquem somente votos para si, mas sejam responsáveis pelo bem de todos e que se entenda que política é sermpre também responsabilidade humana, moral, diante de Deus e dos homens”.
“Porque, naturalmente, os indivíduos sofrem e devem aceitar, com frequência sem possibilidade de se defender, a situação como ela é”, concluiu.
Deixe seu comentário