CNBB anuncia tema e lema do 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (Ebruc)
Brasília (Segunda-feira, 04-06-2012, Gaudium Press) A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do bispo referencial do Setor Universidades, Dom Tarcísio Scaramussa, anunciou no fim do mês de maio o tema e o lema do 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (Ebruc), que será realizado entre 12 e 14 de outubro, em Curitiba, no Paraná. O tema escolhido é “Educação e Cultural: areópagos da missão” e o lema “Falamos daquilo que sabemos, testemunhamos o que vimos”.
Dom Tarcísio Scaramussa |
Para Dom Scaramussa, o tema e o lema do Ebruc constituem um grande estímulo para os jovens, pois chama-os a serem protagonistas da evangelização no meio universitário. Neste sentido, recordou as palavras com as quais o Papa Bento XVI ressaltou o papel prioritário dos jovens na missão:
“Asseguro-vos que o Espírito de Jesus hoje vos convida, jovens, a serdes portadores da Boa Nova de Jesus aos vossos coetâneos. A indubitável dificuldade que os adultos têm de encontrar de maneira compreensível e convincente a classe juvenil pode ser um sinal com que o Espírito tenciona impelir-vos, jovens, a assumir esta responsabilidade. Vós conheceis os ideais, as linguagens e também as feridas, as expectativas e ao mesmo tempo o desejo de bem dos vossos coetâneos”, disse o pontífice.
Comentando em específico o tema do evento, “Educação e Cultura: Areópagos da Missão, Dom Scaramussa explicou o significado da palavra areópagos. Conforme o prelado, tal expressão remonta à Grécia Antiga, mas assumiu significado distintos, conforme a evolução política.
“No início era como um conselho de sábios e governantes e guerreiros que protegem a cidade, depois tornou-se também tribunal democrático e, finalmente, espaço aberto a todos os cidadãos para um diálogo e confronto, apresentando suas ideias e propostas para o bem comum e para o desenvolvimento da sociedade”.
De acordo com o bispo do Setor Universidades, este último sentido é o utilizado pela CNBB para compor o tema do Ebruc. Assim, segundo o prelado, a Igreja, “através de seus membros individualmente, e de seus grupos e instituições organizadas, também se faz presente no campo da Educação e da Cultura, como areópagos do nosso tempo, concretizando neles sua missão evangelizadora”.
Sobre o lema do encontro, Dom Scaramussa explicou que ele destaca o valor do saber e do testemunho cristãos. “A participação no diálogo fé e cultura exige saber fundamentado, assimilado, consciente. Exige, ao mesmo tempo, convicção e coerência para testemunhar o que se vivenciou, o que se interiorizou como experiência de fé, de encontro com o Senhor”, ressaltou o bispo referencial.
Neste sentido, o prelado recordou do apóstolo São Paulo, “profundo conhecedor da cultura de seu tempo”, que “dialogou em nível com seus interlocutores, e surpreendeu-os ao transmitir sua experiência e convicção de fé, falando-lhes do ‘Deus desconhecido’.
Conforme Dom Scaramussa, ele não foi entendido por todos, “mas muitos se interessaram e foram tocados pelo seu testemunho”.
Com informações da CNBB.
Deixe seu comentário