Gaudium news > Milão ainda está tranquila momentos antes da chegada do Papa

Milão ainda está tranquila momentos antes da chegada do Papa

Milão (Sexta-feira, 01-06-2012, Gaudium Press) Milão, antes da chegada do Papa, está ainda muito tranquila. As famílias que vieram se concentram nos lugares dos encontros do Congresso Teológico, em Fiera Milano City.

A própria cidade ainda não está decorada. Somente pequenos detalhes, como folhetos da rede metropolitana e poucas publicidades falam do Encontro. Porque o coração do evento se encontra principalmente nas paróquias.

Milão, a cidade trabalhadora sente a necessidade de se alimentar do testemunho de alegria, amor e unidade das famílias do mundo todo.

Ao chegar em Milão, certamente somos recebidos pela cidade dos estereótipos, centro de negócios e economia italiana, com as pessoas elegantíssimas concentradas em seus afazeres. Milão certamente é muito mais limpa que Roma e tem um clima mais nórdico da Europa, é mais focada no aspecto econômico em vez do turístico. Por outro lado, a cidade é habitada por muitos imigrantes que, no norte da Itália, estão buscando um futuro melhor.

O VII Encontro Mundial das Famílias se concentra em Fieramilanocity, e a partir desta noite no percurso dos encontros com o Papa Bento XVI.

Os milaneses querem lhe dar boas vindas calorosamente e certamente muito afeto. É significativo que o Encontro improvisadamente se coloque no contexto de dois evento dramáticos: o terremoto próximo de Milão, na região da Emilia Romagna, e a prisão do ajudante de quarto do Papa Bento XVI, acusado de fuga de documentos reservados do apartamento papal. O Encontro será com certeza um consolo seja para as vítimas do terremoto, como para o próprio Pontífice.

Milão não está longe da Emilia e se mobilizou muito para ajudar as pessoas atingidas pelo terremoto. O extraordinário concerto no Teatro alla Scala é dedicado às vítimas. Hoje à noite na Catedral as pessoas rezarão por elas. Muito se empenhou a Caritas ambrosiana. Todos podem deixar uma oferta em Fieramilanocity.

Milão se apresenta em um banner como “capital da família”. Por poucos dias as famílias estarão no centro das atenções. É do que mais gostam as famílias ambrosianas – a troca de felicidade e experiência familiar, principalmente nas paróquias e nas famílias que as hospedaram.

Na feira foi preparada uma área de lazer para as crianças pequenas. Encontra-se a alegria de ser e viver família.

A feira oferece várias propostas de associações e movimentos pró-vida como Ação Católica, Templários católcios da Itália, Comitê de Ligação de Católicos por uma Civilização de Amor, Couple for Christ, European Institute for Family Life Education, Movimento eclesial carmelita.

Todos aguardam Bento XVI. Na Fieramilanocity há um poster que dá as boas vindas ao Santo Padre: “Milão e todas as famílias do mundo todo recebem o Papa Bento XVI”.

Na Piazza Duomo se está construindo o palco para receber o Santo Padre em sua chegada. Sobre a sua presença fala o poster em cima da porta central. Já ontem na entrada havia o controle de segurança das pessoas. Dentro da Catedral já está tudo preparado para receber o Pontífice amanhã na oração com os sacerdotes e religiosos. (JS)

Anna Artymiak

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas