Gaudium news > Encontro Mundial de Milão debate “avós e idosos como testemunhas de fé para as famílias”

Encontro Mundial de Milão debate “avós e idosos como testemunhas de fé para as famílias”

Milão (Quinta-feira, 31-05-2012, Gaudium Press) Testemunhas de fé e portadores de valores fundamentais na educação de uma criança: são os avós, aos quais esta tarde foi dedicada uma sessão do Congresso Internacional Teológico Pastoral do Encontro Mundial de Milão com o título “Os avós e os idosos: testemunhas de fé e apoio prático para as jovens e famílias”.

csp_idoso2.jpg

Na mesa redonda, que teve como moderadora a jornalista de Família Cristã, Renata Maderna, estiveram presentes Catherine Wiley, que fundou na Irlanda a Associação Avós Católicos, Maria Teresa e Gilberto Gillini, docentes do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família, Gabriella Biader, consultora para a iniciação cristã da Diocese de Milão, e Hélène Durand Ballivet, presidente da Associação Crescendo.

“Deus chama todos os avós cristãos a transmitirem a própria fé a seus netos e a serem modelos para as famílias”, explicou Catherine Wiley, fundadora da Associação Avós Católico, recordando que “em 2006 Bento XVI escreveu a oração dos avós e desejamos possa guiar em 2013 a peregrinação dos avós em Roma”.

O casal Gillini fez um convite para se ir além do papel de suplentes com frequência atribuído aos avós que são, ao contrário, “porteiros da casa familiar ao longo das gerações, aqueles que vigiam a porta que abre a casa para o mundo”. Segundo os Gillini, além disso, a fé que se transmite “principalmente por contágio e o crescimento da própria fé são condições indispensáveis para transmiti-la aos netos”.

Gabriella Biader, por sua vez, salientou como a “ternura dos avós”, e também a “voz de um recém-nascido” falam de Deus. “A riqueza da vida dos avós, seus hábitos e tradições são um fio que une as gerações”, destacou.

Enfim, Helene Durand Ballivet focou sua intervenção em todos os idosos da família, pensando nos tios e tias solteiros que estão perto dos pais. “Os avós e os idosos são um apoio insubstituível das gerações, testemunhas do passado e transmitidores de fé, pilares para as crianças e para as famílias”, concluiu. (AA/BD)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas