Companhia de Jesus floresce no Vietnã
Ho Chi Minh City (Quinta-feira, 31-05-2012, Gaudium Press) Segundo informações da agência de notícias católicas Fides, as vocações da Companhia de Jesus, congregação fundada por Santo Inácio de Loyola, multiplicaram-se no Vietnã em um curto período de tempo, e, dessa maneira, prenunciam um futuro promissor para a ordem dos jesuítas no país asiático.
Santo Inácio de Loyola Fundador da Companhia de Jesus |
O fulcro de formação dos jesuítas no Vietnã é o Seminário São José, localizado na maior cidade do país, Ho Chi Minh City. O instituto acolhe atualmente 54 estudantes, mas já pode contar com mais de 100 novos candidatos ao sacerdócio.
Os jovens seminaristas do instituto, após anos de dicernimento espiritual, são formados em sua grande maioria para atuar no país, mas também podem ir para exterior como missionários “ad gentes”
O Seminário conta também professores jesuítas que, periodicamente, vêm da Europa para ministrar cursos de Filosofia ou Teologia.
Jesuítas no Vietnã
Os Jesuítas chegaram ao Vietnã em 1615 e por cerca 150 anos contribuíram de modo determinante para fundamentar a Igreja Católica no país. Em 1773 sua obra foi interrompida, para ser retomada somente em 1957.
Contudo, em 1975, menos e 20 anos depois, ela novamente sofre um duro golpe. Com a instituição do regime comunista, muitos religiosos foram obrigados a abandonar o país, permanecendo somente cerca de 30 padres, irmãos e estudantes jesuítas.
A atividade pastoral foi retomada gradualmente até que, em 2007, foi oficialmente constituída pela Companhia de Jesus a Província dos Jesuítas no Vietnã.
Desde então, o florescimento vocacional foi constante: em 2010, eram 45 religiosos, 23 irmãos, e 22 noviços empenhados em atividades pastorais, sociais e de estudo. E muitos jovens continuam a pedir, todos os anos, para unirem-se à congregação. (BD/JS)
Deixe seu comentário