“Os pais têm um direito original na educação de seus filhos”, diz bispo de Cuenca, na Espanha
Cuenca (Quarta-feira, 30-05-2012, Gaudium Press) Em sua tradicional mensagem semanal, o bispo de Cuenca, na Espanha, Dom José María Yanguas, abordou o tema da tarefa da Nova Envagelização convocada pelo Papa Bento XVI. O prelado dirigiu-se então especialmente aos pais de família para recordar-lhes que em sua missão evangelizadora deve primar “a educação dos filhos, em geral, e a transmissão e educação na fé, em particular”.
Dom José María Yanguas Bispo de Cuenca |
“Os pais têm um direito original na educação de seus filhos, é um direito que Deus mesmo lhes concede. Ao ser natural, é também inalienável; ninguém o pode arrebatar, ainda que certas circunstâncias possam fazer que fique recortado ou condicionado”, afirmou o bispo espanhol.
Dom José María falou também sobre a função do Estado na educação. Segundo o prelado ela deve ser subsidiária. “Somente quando os pais não podem cumprir com esse dever, ou não podem fazê-lo de maneira suficiente, deve entrar o Estado a completar o que falta à ação educativa dos pais”, declarou.
Neste sentido, destacou que “a família constitui o ambiente mais favorável para a educação e o desenvolvimento integral dos filhos”. De acordo com o prelado, trata-se de um ambiente em que cada um dos membros ama o outro pelo que é e não pelo benefício que acarreta. Na família, há “o respeito à variedade; a solidariedade; a atenção preferencial ao mais débil e a convivência entre gerações”, destacou.
Ao final sua mensagem, Dom José María afirmou que os pais gozam da graça e da ajuda de Deus necessária para o cumprimento de sua missão de educar a seus filhos. “Uma missão que denominaríamos com toda razão como consagrada, que tem a ver com a felicidade dos membros da família”, concluiu.
Com informações da EWTN notícias e da ACI Prensa.
Deixe seu comentário