Gaudium news > Secretariado de Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre investe em programas de promoção social para crianças e adolescentes

Secretariado de Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre investe em programas de promoção social para crianças e adolescentes

Porto Alegre (Quarta-Feira, 29/05/2012, Gaudium Press) Em 1957, a arquidiocese de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, criou o Secretariado de Ação Social (SAS) com o objetivo de apoiar e articular obras católicas de assistência social no âmbito arquidiocesano e na sua rede de organizações, prestando-lhes ajuda multiforme, orientação, assessoramento e serviços gratuitos e permanentes. E muitos anos antes da Constituição Federal definir a criança e o adolescente como prioridade, o SAS já adotava programas de promoção social para esses públicos.

E entre todas as iniciativas criadas e implantadas na região estão o Centro de Promoção do Menor, o Projeto de Apoio à Criança e Amparo à Família e, mais recentemente, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Mas antes de qualquer coisa, é necessário lembrar a construção do bairro Cidade de Deus, que serviu como um laboratório de restauração familiar e do tecido social em todas as suas dimensões, além de constituir o primeiro grande programa habitacional dos meados do século passado.

Esse serviço, ainda hoje, assiste para mais de 200 famílias, que dispõem de diversos serviços de atendimento à comunidade. Mais de 600 pessoas vivem nesse bairro, que conta com todos os equipamentos de urbanização e atendimento social, proporcionando qualidade de vida a essas famílias.

Centro de Promoção do Menor

No dia 11 de agosto de 1974, foi criado, na Cidade de Deus, o Centro de Promoção do Menor. Era a sementeira dos centros semelhantes instalados em todo o território gaúcho. Nesse local, as crianças de 7 a 14 anos de idade dispunham de formação, recreação e acompanhamento escolar extra-classe.

O Centro evoluiu e adaptou-se para atender as demandas de cada época. Hoje, transformado em Instituição de educação infantil, ampliou seu raio de ação e, além das crianças do bairro, recebe meninos e meninas da zona Sul para um atendimento diferenciado: a Instituição e a família interagem permanentemente na educação da criança.

Projeto de Apoio à Criança e Amparo à Família

O Projeto de Apoio à Criança e Amparo à Família realiza o atendimento assistencial à criança, promovendo a elevação da família e o resgate de suas condições de vida. Este serviço acompanha hoje 1.027 crianças de 326 famílias da Capital e Região Metropolitana vinculadas a nove núcleos. Cada uma dessas unidades possui um agente da Cáritas liberada e qualificada para o acompanhamento integral, sistemático e permanente das condições de vida da família.

Esse serviço faz a promoção de crianças carentes, a partir de suas próprias famílias, com apadrinhamento de crianças e orientação aos pais sobre suas responsabilidades na geração e educação dos filhos. Esta iniciativa resgata os valores da organização familiar, a fim de proporcionar a todos a oportunidade de crescimento e valorização da família.

Programa de Fortalecimento de Vínculos

O Programa de Fortalecimento de Vínculos familiares e sociais desenvolve ações de assistência social de forma gratuita, continuada e planejada para crianças e adolescentes nas faixas de 6 a 15 e de 15 a 17 anos, no turno inverso à escola. A atividade visa despertar as potencialidades e habilidades de crianças e adolescentes, para as relações afetivas e para o mundo do trabalho. Além da orientação, eles participam de oficinas de artesanato, música, inclusão digital, esportes, culinária e teatro e recebem alimentação, constituída de lanches e refeições.

A meta é preservar, fortalecer e recuperar os vínculos familiares e sociais pelo fato de viverem em famílias desestruturadas e em ambiente vulnerável para o envolvimento com o tráfico e o consumo de drogas. Trata-se de uma estratégia para proporcionar desenvolvimento integral e equilibrado a esse público. Foi edificada uma área de 1.290 metros quadrados para o desenvolvimento deste serviço, com ambiente adequado a cada ação.

Reconhecimento

O Secretariado de Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre foi agraciado com o Prêmio de Responsabilidade Social da Assembléia Legislativa. O reconhecimento ocorreu em razão do trabalho executado junto às famílias carentes da Capital e Região Metropolitana, por meio do Projeto de Apoio à Criança e Amparo à Família. (FB/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas