Gaudium news > Arcebispo primaz do Brasil presidirá missa de Corpus Christi em Salvador no dia 7 de junho

Arcebispo primaz do Brasil presidirá missa de Corpus Christi em Salvador no dia 7 de junho

Salvador (Quarta-feira, 30-05-2012, Gaudium Press) O arcebispo de Salvador, na Bahia, e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, irá presidir no próximo dia 7 de junho uma Santa Missa na celebração da Festa de Corpus Christi. A cerimônia, que deverá contar com uma participação massiva de fiéis, será realizada na Praça Municipal de Salvador, às 8h. Na ocasião, após a Santa Missa, acontecerá uma procissão até Campo Grande, onde será realizado o encerramento das festividades com a bênção do Santíssimo Sacramento.

bispoprimazdobrasil1.jpg
Arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, irá presidir a Santa Missa às 8h do 7 de junho

Também dentro do clima das festividdes de Corpus Christi, a Paróquia dos Santos Cosme e Damião, no bairro da Liberdade, em Salvador, sediará, de 2 a 10 de junho, o 2º Congresso Eucarístico Paroquial. O evento, que acontece a partir do tema “A Eucaristia é a força que santifica a família e a juventude”, terá em sua programação uma missa de renovação do compromisso matrimonial, presidida pelo bispo de Camaçari, Dom João Carlos Petrini; celebração de batismo, na Igreja Matriz e Missa Vocacional na Comunidade Nossa Senhora das Divinas Vocações.

Com o intuito de reforçar nos fiéis a devoção pela data de Corpus Christi, a Arquidiocese de Salvador recordou ainda que a Igreja de São Raimundo, localizada no bairro de Politeama, permanece há 79 anos com as portas abertas sempre para que os fiéis contemplem Jesus Sacramentado. Conforme a postulante Antônia Almeira, da Congregação Nossa Senhora dos Humildes, responsável pelo templo, trata-se da única igreja de adoração perpétua de Salvador

“Pessoas das diversas paróquias passam por aqui. Para os fiéis, a Igreja fica aberta das 9h às 18h, mas nós da Congregação Nossa Senhora dos Humildes, responsável pela Igreja, nos revezamos em adoração durante a madrugada”, contou a postulante, destacando que se trata de “uma oportunidade de estar todos os dias mais perto de Deus”.

Festa de Corpus Christi
O Dia de Corpus Christi foi celebrado pela primeira vez em meados do século XIII, na Diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Comillon, que revelou o pedido de Jesus em uma das suas visões: celebrar anualmente o sacramento da Eucaristia.

No entanto, a festa só foi conhecida universalmente no século XIV, quando o Papa Clemente V confirmou a Bula do Papa Urbano IV, proclamada em 1264, e que tornava a festa da Eucaristia um dever canônico mundial.

No Brasil, a primeiro local a celebrar a festividade foi Salvador, em 13 de junho de 1549. (BD/JS)

Com informações da Arquidiocese de Salvador.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas