Em outubro, São João d’Ávila e Santa Hildegarda de Bingen, novos Doutores da Igreja
São João d’Ávila |
Cidade do Vaticano (Domingo, 27-05-2012, Gaudium Press) “Tenho a alegria de anunciar que no próximo dia 7 de outubro, na abertura da Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, vou proclamar São João d’Ávila e Santa Hildegarda de Bingen, Doutores da Igreja Universal”, disse o Papa no Regina Coeli de Pentecostes que conclui o período pascal no calendário litúrgico da Igreja Católica.
Os dois santos de “períodos históricos e ambientes culturais muito diversos” tornam “perenemente atuais a santidade da vida e a profundidade da doutrina na qual se exprime “penetrante compreensão da revelação divina e de inteligente diálogo com o mundo que constituem o horizonte permanente da vida e da ação da Igreja”, observou o Papa.
A santa alemã Hildegarda viveu na Idade Média, foi uma “autêntica mestra de Teologia e profunda estudiosa das ciências naturais e da música”. São João d’Ávila foi um “sacerdote diocesano nos anos do Renascimento espanhol, participou do trabalho de renovação cultural e religiosa da Igreja e da estrutura social na aurora da modernidade”.
Santa Hildegarda |
Bento XVI observou que os dois santos “à luz do projeto de uma nova evangelização”, “são de relevante importância e atualidade”.
Ao fim da reflexão o Papa invocou “a intercessão da Virgem Maria para fazer com que a Igreja seja prontamente animada pelo Espírito Santo, para testemunhar Cristo com franqueza evangélica e para se abrir cada vez mais à plenitude da verdade”.
“Peçamos que o Espírito da Verdade, que procede do Pai, nos siga ensinando e dando a força necessaria para sermos testemunhos de Cristo Redentor diante do mundo, e em todo mundo se exalte e invoque o três vezes Santo”, acrescentou o Papa na saudação feita em espanhol. (AA/JS)
Deixe seu comentário