Arquidiocese de Belo Horizonte celebra Vigília de Pentecostes no próximo fim de semana
Belo Horizonte (Terça-feira, 22-05-2012, Gaudium Press) A Arquidiocese de Belo Horizonte, em Minas Gerais, por meio de seu Vicariato de Ação Pastoral, realizará no próximo fim de semana (26 e 27 de maio) a Vigília Arquidiocesana de Pentecostes.
O evento, que acontecerá em todas as paróquias e comunidades da jurisdição eclesial da capital mineira, será realizado pelas intenções da 4ª Assembleia do Povo de Deus, que tem início no dia 7 de junho, durante a Solenidade de Corpus Christi.
Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo |
Para a melhor realização da Vigília, o Vicariato de Ação Pastoral colocou a diposição de cada comunidade e paróquia, através de um link no site da Arquidiocese de Belo Horizonte (www.arquidiocesebh.org.br/site/noticias.php?id_noticia=3557), um roteiro a ser colocado em prática pelas equipes de liturgia de cada paróquia.
No roteiro, entre outras indicações, o Vicariato expressa que durante a vigília pode-se realizar ou não a Celebração da Eucaristia; e que no Rito da Memória da Confirmação deve ser utilizado óleo de origem vegetal e não óleo do Crisma.
Pentecostes
Importantíssima celebração do calendário cristão, Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, que a partir da ascensão de Cristo, ficaram sem a presença física do Mestre. Em cumprimento da promessa de Jesus, o Espírito foi enviado sobre os apóstolos. Dessa maneira, Cristo continua presente na Igreja, que é continuadora de sua missão.
O Pentecostes é celebrado 50 dias após o domingo de Páscoa e ocorre no décimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus.
Com informações da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Deixe seu comentário