Gaudium news > É urgente uma nova evangelização das famílias, afirma o Bispo de Coimbra

É urgente uma nova evangelização das famílias, afirma o Bispo de Coimbra

Dom Virgilio Antunes.jpg
Dom Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra

Coimbra (Terça-feira, 22-05-2012, Gaudium Press) Dom Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra afirmou no último final de semana que “os esposos perderam frequentemente o sentido cristão da sua união” e que Deus se tornou “ausente das suas vidas”, pelo que “é urgente uma nova evangelização das famílias”.

Na missa da 18.ª Festa das Famílias da diocese, o prelado disse que falta muitas vezes aos pais a “frescura da fé para que a possam transmitir de forma convincente aos filhos”, o que coloca o “problema da falta de testemunho crente”.

A comunidade cristã, por seu lado, é incapaz de comunicar aos mais novos uma “experiência de vida que somente a família tem capacidade de proporcionar”, sublinhou o bispo na homilia, publicada pelo site diocesano.

Segundo o Bispo de Coimbra, a Igreja “tem o dever de proporcionar os meios necessários para o crescimento da fé das famílias cristãs” através da catequese de crianças, jovens e adultos, sustentou o presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios.

Dom Virgílio Antunes também falou sobre a necessidade de incentivar a oração familiar, a “celebração da missa dominical” e uma “séria preparação para o matrimonio”.

No dia em que a Igreja celebrou o Dia Mundial das Comunicações Sociais, o bispo de Coimbra recordou a mensagem do Papa Bento XVI para a ocasião, na qual ressalta a importância da palavra e do silêncio na transmissão da fé cristã. “No tempo do ruído perturbador, próprio da sociedade urbana onde as pessoas fogem de si mesmas, impõe-se o silêncio que conduza ao encontro, à ponderação, às razões de viver”, afirmou Dom Virgílio.

A família, acrescentou, é também o espaço apropriado para a afirmação dos “critérios para o reto uso dos meios de comunicação social, no adequado discernimento do espaço e do tempo, na seleção do que interessa e do que prejudica a serenidade e a paz”. (LB/JS)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas