CNBB promove debate sobre a Saúde Pública
Brasília (Sexta-feira, 18-05-2012, Gaudium Press) Promovido pela Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e inspirada na reflexão proposta pela Campanha da Fraternidade (CF) deste ano, está sendo realizado em Brasília nesta quinta e sexta-feira (17 e 18 de maio) um Seminário sobre Saúde Pública.
O encontro deve abordar as questões do acesso à saúde, o serviço prestado, o financiamento público, a gestão, a educação e o controle social do sistema.
Encontro aborda questões do acesso à saúde, financiamento público, educação e controle social do sistema |
O evento é fruto de uma parceria das entidades que participam do grupo de trabalho sobre este tema que está vinculado à Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. O bispo referencial para a Pastoral da Saúde, dom Antônio Fernando Brochini, participa dos debates.
Ao pronunciar-se durante a abertura do seminário, o Secretário-Geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, recordou a precariedade do sistema de saúde pública no Brasil ressaltando que “Por isso, a ação dos cristãos nos conselhos de saúde é um serviço muito importante, na fiscalização e na luta por soluções”.
Dom Leonardo lembrou que “no lançamento da CF, o próprio ministro Alexandre Padilha insistiu que levássemos até a ele sugestões. Ele espera da nossa parte esta contribuição e é o que vamos fazer”. Por isso, segundo o Secretário Geral da CNBB, o Seminário deverá produzir uma carta que será levada ao ministro da Saúde com propostas para a melhoria do sistema público, afirmando ainda que “como Igreja, precisamos ter a certeza de que a saúde pública é uma questão de serviço”. (JSG)
Com informações da CNBB.
Deixe seu comentário