Gaudium news > Jornada Mundial das Comunicações Sociais iniciará no domingo

Jornada Mundial das Comunicações Sociais iniciará no domingo

capa_dia_dos_meios.jpg

Espanha (Quarta-feira, 16-05-2012, Gaudium Press) No próximo domingo, 20, Festa da Ascenção do Senhor, o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais iniciará sua Jornada Mundial com o seguinte lema “Silêncio e Palavra: caminho de evangelização”.

O lema para esta 46ª Jornada Mundial, foi apresentado pelo Santo Padre Bento XVI no dia 24 de janeiro deste ano, data da festividade de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

Os objetivos da Jornada Mundial das Comunicações Sociais estão claramente apresentados no Decreto Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II.

Entre os principais objetivos está a formação das consciências diante das responsabilidades que incumbem cada indivíduo, grupo ou sociedade, na formação da opinião pública e no uso e desenvolvimento dos meios de comunicação.

Além disso, o documento indica também o convite à oração para darmos o testemunho de que o homem em tudo depende de seu Criador e para dar aos meios de comunicação o caráter religioso que, como dons maravilhosos de Deus, lhes é devido.

Procura-se também pedir a todos que tomem consciência de seu dever diante da variada problemática destes meios e suas grandes responsabilidades.

É lembrado entre seus objetivos, que é necessária a generosa colaboração econômica para “promover, sustentar e fomentar as instituições e as iniciativas promovidas pela Igreja nesta matéria”.

Entre as atividades promovidas pela Igreja Católica na Espanha estão os cursos de formação na comunicação social para sacerdotes, educadores, religiosos e religiosas, padres, seminaristas e agentes de pastoral.

A criação de publicações religiosas católicas e a sustentação das iniciativas da Igreja na pastoral das comunicações sociais também são tratadas no evento.

A Comissão Episcopal de Meios de Comunicação Social na Espanha foi eregida em 1966 seguindo o decreto conciliar Inter Mirifica que estabelece a missão de velar para que a consciência dos fiéis seja formada retamente sobre o uso destes instrumentos e para estimular e organizar tudo o que os católicos realizam neste campo. (EPC)

Com Informações da SIC.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas