Igreja do Panamá realiza 42º Encontro EucarÃstico
Cidade do Panamá (Quarta-feira, 16-05-2012, Gaudium Press) Dando início as comemorações dos 500 anos da fundação da Diocese de Santa Maria la Antigua, a primeira diocese americana em terra firme, localizada no Panamá, a Igreja do país realizou no último domingo, 13, na capital, Cidade do Panamá o 42º Encontro Eucarístico local.
O evento, cujo slogan foi “Com Maria, caminhando na esperança”, foi presidido pelo arcebispo de Santo Domingo, na República Dominicana, e primaz da América, Cardeal Nicolas de Jesus Lopez Rodriguez.
Arcebispo de Santo Domingo presidiu a cerimônia do 42º Encontro Eucarístico do Panamá |
Em um estádio de futebol repleto de fiéis, o cardeal dominicano inicialmente falou sobre a história da primeira diocese em terra firme, localizada no território panamenho, informou que os festejos durarão por todo o ano de 2013.
Posterioremente, Dom Nicolas falou sobre a América Latina, destacando que se trata de uma região com uma riqueza cultural “que permite a proximidade dos povos, deixando de lado o sofrimento vivido, embora sempre o recordando”.
A evangelização das Américas também foi abordada pelo purpurado, que afirmou que a fé desta região é sempre acompanha pela devoção à Virgem Maria.
Presente ao evento, o arcebispo da Cidade do Panamá, Dom José domingo Ulloa, também se pronunciou. O prelado convidou todos a promover e a incrementar a cultura da participação e o diálogo sincero, sempre respeitando o próximo.
Diocese de Santa Maria de la Antigua
Fundada em 9 de setembro de 1513 por meio de uma bula do Papa Leão X, a Diocese de Santa Maria de la Antigua situa-se no território que hoje fica a província de Darien, localizada na fronteira do Panamá com a Colômbia.
Com o passar do tempo e as mudanças decorrentes da colonização espanhola, tal como a fundação da cidade do Panamá em 1519, a cidade de Santa Maria de la Antigua paulatinamente perdeu sua importância. Abandonada, a cidade foi assaltada e queimada pelos indígenas e, após pouco mais de 10 anos de sua fundação, recobriu-se de selva e seu registro histórico desapareceu.
Não obstante o abandono oficial e geral desta cidade histórica, atualmente, pesquisadores tem efetuado algumas explorações na região com o intuito de saber mais detalhes deste território que foi a primeira diocese em terras firmes das Américas. (BD/JS)
Com informações da Agência Fides.
Deixe seu comentário