Episcopado colombiano se une às comemorações pelo Dia Mundial das Comunicações Sociais
Bogotá (Terça-feira, 15-05-2012, Gaudium Press) Com uma celebração eucarística na Catedral Primaz da Colômbia, em Bogotá, a Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) se unirá ao Dia Mundial das Comunicação Sociais, que a Igreja Católicacomemorará no próximo 20 de maio, na Solenidade de Ascensão do Senhor.
Com o tema “Silêncio e palavra: caminho de evangelização”, proposto pelo Papa Bento XVI e divulgado no dia 24 de janeiro durante a festividade de São Francisco de Sales – Padroeiro dos jornalistas – o Dia das Comunicações na Colômbia terá a celebração principal no domingo, 20 de maio, com Santa Missa presidida pelo arcebispo de Bogotá e presidente da CEC, Dom Rubén Salazar Gómez. A celebração será realizada na Catedral colombiana às 10h30, horário local.
Em convite aos meios de comunicação, por ocasião da data, o diretor de Comunicações da CEC, Padre José Elver Rojas, falou um pouco sobre a celebração eucarística que será realizada no dia. Segundo ele, nela se desfrutará a riqueza do silêncio, como afirma o Santo Padre: “O silêncio é parte integrante da comunicações e sem ele não existem palavras com densidade de conteúdo. No silêncio escutamos e nos conhecemos melhor nós mesmos; nasce e se aprofunda o pensamento, compreendemos com maior clareza o que queremos dizer ou o que esperamos do outro; elegemos como nos expressar”.
Como parte das atividades que serão realizadas para comemorar o evento, na próxima sexta-feira, 18 de maio, acontecerá uma jornada especial televisiva no canal católico “Cristo Visión”. Esta jornada começará às 7h30, com uma “Hora Santa”, e continuará às 8h30, com uma celebração eucarística presidida por Padre Rojas.
Às 10h, começará o programa “Entre amigos”, que abordará o tema “Silêncio e Palavra na Sagrada Escritura no cotidiano, na vida e na comunicação”. Às 14h, se falará sobre as “mulheres ao serviço da comunicação, e às 15h30 terá início a palestra “Importância do Silêncio e da Palavra na família, para os jovens, profissionais e na vida”.
Adicionalmente, no dia 24 de maio, no Auditório “Regina Apostolorum” da CEC, realizar-se-á, a partir das 8h até às 12h30, a palestra “A lei Lleras 2.0 Coneta ou desconecta?”, no qual se exporá como esta lei – sancionada recentemente e que regula os direitos de autor na Colômbia – afeta o trabalho dos meios de comunicação na Colômbia.
O episcopado colombiano também colocou em marcha um micro site (http://www.wix.com/comunicacionespec/jmc2012colombia#!) com informações referentes ao 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais, onde os usuários poderão encontrar a mensagem que o santo Padre dirigiu por causa do evento, assim como a história do Dia, as mensagem dos pontífice, notícias relativas ao vento, atividades que adianta a Igreja na Colômbia e em outros países em razão da data, e documentos como a “Oração do Comunicador” e a “Oração pelos jornalistas”; além de material que ajudará as jurisdições eclesiais da Colômbia viverem o Dia Mundial das Comunicações. (/BD/JS)
Com informações da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC).
Deixe seu comentário