Gaudium news > Dom Luiz Henrique é sagrado Bispo Auxiliar

Dom Luiz Henrique é sagrado Bispo Auxiliar

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 14-05-2012, Gaudium Press) Grande número de fiéis cariocas e campistas participaram da cerimônia de Ordenação Episcopal do novo Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Luiz Henrique da Silva Brito, realizada neste sábado, 12 de maio, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro.

odenação dom luiz henrique.jpg
Dom Orani abençoa o novo bispo auxiliar do Rio de Janeiro

O ordenante foi o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que teve como coordenantes os Bispos Dom Roberto Francisco Paz e Dom Roberto Guimarães, ambos vindos da cidade de Campos (RJ). Participaram também o secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Octávio Ruiz Arenas; o Bispo de Coimbra (Portugal), Dom Virgílio Antunes, além dos Bispos Auxiliares do Rio de Janeiro, vigários episcopais, sacerdotes, diáconos e seminaristas, e ainda autoridades civis e militares.

Dom Luiz Henrique, exercia o seu ministério na diocese de Campos dos Goytacases, norte fluminense, foi recebido carinhosamente por uma caravana de amigos e paroquianos vindos dessa cidade fluminense especialmente para sua ordenação.

Durante o Rito de Ordenação, a bula de eleição foi lida pelo pároco da Igreja Nossa Senhora da Paz, Monsenhor Manuel Vieira, que fez todos os presentes conhecerem a mensagem escrita pelo Papa Bento XVI.

dom luiz henrique.JPG
Dom Luiz Henrique exercia o seu ministério na diocese de Campos dos Goytacases

Logo em seguida falou Dom Orani:
– (…) Essa é justamente a missão [que] cada Bispo quando é ordenado: No meio de uma sociedade violenta, no meio de tantas incredulidades e situações, ele é chamado como alguém que olha lá do alto de sua missão todo o trabalho, para poder servir e continuar anunciando às pessoas que o caminho da vida, da felicidade, é justamente o amor ao próximo, o amor mútuo, que Cristo nos ensinou e deu o seu exemplo”.

“O Senhor é minha força” ( Is 12,2)
Visivelmente emocionado, Dom Luiz Henrique afirmou que sem a Graça de Deus nada é possivel.

— Conforta- me saber que o Senhor lança mão de instrumentos frágeis para que a obra Dele em nós se realize, sem restar dúvidas de que a sua graça realiza todas as coisas. (…) Nisto, estou plenamente consciente de que nada posso sem a Graça de Deus, afirmou.

O Bispo Auxiliar pediu ainda as orações de todos e agradeceu o apoio daqueles que colaboraram com ele ao longo da caminhada.

— Sinto-me fortalecido pela Graça de Deus, para que possa corresponder fielmente a esse novo serviço. O apóstolo Paulo nos dá um belo testemunho ao dizer que “Deus escolheu o que o mundo considera como fraco, para assim confundir o forte, para que ninguém possa gloriar-se diante Dele”. O período que passou, entre o dia da minha nomeação e a ordenação propriamente dita, hoje, pude experimentar, com consolação, o apoio dos sacerdotes, Bispos, paroquianos, ex-paroquianos, amigos e familiares. Todos expressaram a alegria pelo chamado que recebi e o compromisso de rezarem por mim. Peço que não se esqueçam de recordar em suas orações da minha pessoa, completou.

Dom Luiz Henrique nasceu em 19 de maio de 1967 e foi ordenado em 14 de dezembro de 1991. Foi Pároco da Paróquia São Benedito, em Campos, professor de Teologia Moral no Seminário Arquidiocesano de Niterói e Ética no Seminário Maior Maria Imaculada de Campos. Concluiu o curso de Filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II e Teologia no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Mais tarde adquiriu o título de Mestre em Teologia Moral pela Pontificia Universidade da Santa Cruz, em Roma.

dom luiz povo.jpg
O novo prelado cumprimenta os fiéis ao fim da cerimônia de ordenação

O Bispo já exerceu as funções de administrador paroquial da Paróquia São Sebastião, em Campos; Pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Santo Antônio de Pádua; Pároco da Paróquia Santa Helena; coordenador Diocesano de Pastoral no Regional Noroeste da Diocese de Campos; coordenador da Pastoral Vocacional; Juiz Auditor e Defensor do Vinculo pelo Tribunal Eclesiástico de Niterói, Chanceler do Bispado; Moderador da Cúria de Campos e Diretor Espiritual no Seminário Maria Imaculada, em Campos.

Com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas