Núncio apostólico no Chile celebra “Fiesta de Los Indios Caciques”
Calbuco (Segunda-feira, 14-05-2012, Gaudium Press) O núncio apostólio no Chile, Dom Ivo Scapolo, presidiu recentemente a celebração de 300 anos da “Fiesta de Los Indios Caciques”, na ilha Calbuco, no Chile. A tradicional celebração, que homenageia São Miguel Arcanjo, padroeiro local, contou também com a participação de Dom Cristián Caro, arcebispo de Puerto Montt, cidade próxima a Calbuco.
Festa por São Miguel Arcanjo teve a presença de uma grande multidão de fiéis |
Dom Scapolo e Dom Caro vieram de Puerto Montt e chegaram à ilha chilena por meio de uma embracação da Marinha Militar. Em Cabulco foram recebidos por uma grande multidão. Em sua homilia, o núncio apostólico afirmou que “a espada de São Miguel Arcanjo deve recordar as armas com as quais o cristão deve sempre lutar: a oração, a unidade e o amor”.
Após a solene Eucaristia concelebrada pelos dois prelados, foi realizada uma procissão com o Santíssimo Sacramento e uma festa, na qual o Dom Scapolo foi presenteado com um “poncho”, vestimenta tradicional do Chile.
A “Fiesta de los Indios Caciques”
Conforme informações da agência de notícias católicas, Fides, a inspiração para a “Fiesta de los Indios Caciques” surgiu em 1712, após o roubo da imagem de São Miguel Arcanjo por parte de índios da região. Eles assediaram os espanhóis de Calbuco, sequestraram a imagem e a esconderam por três meses em um local seguro da ilha.
A imagem foi devolvida após a intervenção dos jesuítas. Em troca da restituição da imagem, os índigenas pediram um tratamento melhor dos espanhóis e o direito de organizar a festa de Calbuco anualmente, com celebração de uma novena e a realização de uma grande festividade. (BD)
Com informações da Agência Fides.
Deixe seu comentário