Gaudium news > “Temos a oportunidade de mostrar o rosto de Deus, que se revela de várias maneiras nas expressões de fé de nossa juventude”, afirma padre Enéias Carniel

“Temos a oportunidade de mostrar o rosto de Deus, que se revela de várias maneiras nas expressões de fé de nossa juventude”, afirma padre Enéias Carniel

Porto Alegre (Segunda-Feira, 14/05/2012, Gaudium Press) Acontecerá na cidade de Pelotas, no Estado do Rio Grande do Sul, no dia 19 de maio, o Encontro Vocacional de 2012, promovido pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Arquidiocese de Pelotas. Jovens de todas as paróquias da região devem participar do encontro esse ano, que contará com a presença do arcebispo metropolitano, Dom Jacinto Bergmann. Em uma entrevista exclusiva para a Gaudium Press, padre Enéias Carniel, coordenador do SAV, fala sobre a importância desse evento e suas expectativas.

Emaús 2.jpg
Os discípulos de Emaús

Gaudium Press – No que consiste o encontro e qual o seu objetivo principal?

Padre Enéias – O encontro é destinado a jovens, rapazes e moças, que participam de grupos de crisma, grupos de jovens (PJ) ou movimentos. Tem como objetivo principal despertar e criar uma consciência vocacional fomentando as diversas vocações e o protagonismo juvenil. Estes encontros são oferecidos nas Áreas Pastorais de nossa Arquidiocese, que são cinco. Este encontro em especial tem o seguinte objetivo: Despertar o olhar juvenil para a realidade a partir da experiência dos discípulos de Emaús, a fim de reforçar o seu protagonismo em seus diversos grupos e ambientes.

Gaudium Press – Como o encontro irá se realizar na prática? Qual será a sua programação?

Padre Enéias – O encontro iniciará às 9h com uma acolhida calorosa e animada. Logo após teremos uma dinâmica de integração dos jovens. Em seguida será assistido o filme de Emaús. Na parte da tarde o encontro seguirá com animações, outros vídeos, trabalhos em grupos para ver a realidade juvenil iluminada pela oração da manhã e formação de painéis. Posteriormente se falará da JMJ e da chegada da Cruz da Evangelização da Juventude. O encerramento do encontro de dará com a Santa missa e a partilha dos painéis construídos pelos grupos.

Gaudium Press – Qual a importância e a necessidade de um encontro vocacional para a região?

Padre Enéias – Esta região é carente de uma cultura vocacional. Portanto, muitas vezes os pais e os próprios jovens ficam assustados quando se fala em vocação. Este tipo de encontro vai desmitificando a concepção errônea que se tem de vocação.

É necessário criar uma consciência de que todos somos vocacionados, a partir do Batismo, a uma missão específica e, que, Deus chama cada pessoa para ser feliz independente da vocação que receba.

É preciso mostrar a alegria que existe no serviço ao Evangelho de modo especial no ministério ordenado (padre) e na vida religiosa (homens e mulheres consagrados) como resposta de amor ao amor de Jesus que nos escolheu e nos amou primeiro.

Esta prática de fazer encontros vocacionais com as características acima descritas, fundamentados na leitura Orante da Palavra enraizada na realidade do jovem está quebrando aos poucos as resistências culturais, rompendo preconceitos e possibilitando falar mais abertamente sobre as vocações específicas, ou seja, está ajudando a criar a tão ensejada cultura vocacional.

Gaudium Press – Qual será o tema trabalhado no encontro e quem serão os assessores do mesmo?

Padre Enéias – O tema do encontro será desenvolvido a partir da passagem bíblica dos Discípulos de Emaús, visando trabalhar o tema da Cruz e criando um link com a JMJ. Os assessores são os membros do SAV arquidiocesano, padres irmãs e leigos engajados que integram a equipe. O encontro é muito dinâmico e participativo. Na verdade existe um esqueleto do encontro, mas quem o faz acontecer são os próprios jovens.

Gaudium Press – Recentemente foi celebrado o Dia da Oração pelas Vocações. Qual a relação desta data com o evento em questão?

Padre Enéias – O Encontro está em sintonia com o Dia da Oração pelas Vocações, pois é um encontro orante que além de provocar o despertar vocacional nos próprios jovens os ajuda a rezar por todas as vocações em comunhão com todos os discípulos missionários de Jesus Cristo.

Gaudium Press – E com a proximidade e os preparativos para JMJ Brasil qual a importância de promover encontros vocacionais entre os jovens?

Padre Enéias – Estes encontros com os jovens são instrumentos para conhecê-los melhor, fazer a integração dos mesmos além de despertar o protagonismo e o espírito missionário. Foi a partir desse trabalho do SAV que tivemos muitas informações para chamar os jovens das Áreas Pastorais para a formação e articulação dos jovens para a JMJ. Estes encontros vocacionais já têm uma história de longa data aqui em nossa Arquidiocese, por isso facilita a comunicação com os jovens e os animadores vocacionais paroquiais.

Gaudium Press – Aonde acontecerá?

Padre Enéias – O encontro acontecerá no seminário São Francisco de Paula, na Avenida Dom Joaquim, 1458, no bairro Três Vendas, em Pelotas.

Gaudium Press – Deixe uma mensagem especial aos jovens.

Padre Enéias – Acredito muito na força e dinamismo da Juventude que ousa responder ao chamado de Cristo e sabe em quem coloca sua esperança.

Vamos juntos construir a partir da JMJ um processo de Evangelização da Juventude, que integre todas as forças juvenis que temos na Igreja, que consiga articular e mostrar a grande riqueza que possuímos e desconhecemos, mas que neste momento podemos mostrar o rosto da juventude católica do Brasil.

Temos a oportunidade de mostrar o rosto de Deus, que se revela de várias maneiras nas expressões de fé de nossa juventude, pois Deus é Comunhão, é Uno e Trino e nos quer nesta unidade, nesta comunhão, em um só coração, uma só alma, uma só fé, uma sé esperança, um só amor. De olhos fixos em Jesus caminhemos com coragem, pois Ele está conosco e nos envia “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas