Gaudium news > Arcebispo de Dublin afirma que Congresso Eucarístico reforçará a necessidade da renovação espiritual na Irlanda

Arcebispo de Dublin afirma que Congresso Eucarístico reforçará a necessidade da renovação espiritual na Irlanda

Roma (Quinta-feira, 10-05-2012, Gaudium Press) O 50º Congresso Eucarístico Internacional “chamará a atenção da Igreja na Irlanda para a centralidade da renovação espiritual e a um sentido da Igreja como Corpo de Cristo”, afirmou em uma coletiva de imprensa o arcebispo de Dublin e anfitrião do evento, Dom Diarmund Martin.

Dom Diarmund Martin.jpg
Para Dom Martin, a esperança do Congresso é principalmente a renovação da alegria do professar a fé

O encontro internacional acontecerá de 10 a 17 de junho próximo em Dublin, Irlanda, e terá a participação de numerosas crianças. “A esperança do Congresso é principalmente a renovação da alegria do professar a fé”, salientou Dom Martin.

As missas serão celebradas todos os dias no rito extraordinário antigo em uma das igrejas de Dublin dedicada a isso desde quanto foi introduzido com o Motu proprio “Summorum pontificum”.

O 50° Congresso Eucarístico Internacional (CEI) coincide com o 50° aniversário da celebração do início do Concílio Vaticano II. O Papa Bento XVI será representado pelo Cardeal Ouellet, hoje prefeito da Congregação para os Bispos e há quatro anos patrono do 49° CEI em Québec City. O Papa foi convidado, mas como explicou Dom Martin, os bispos irlandeses querem que sua visita seja inserida e seja ponto culminante do processo da renovação da Igreja católica na Irlanda.

Conforme Dom Martin, o tema de uma própria recepção do Concílio Vaticano II é importante também para a Igreja Católica na Irlanda onde há “às vezes uma espécie de redução dos ensinamentos do Concílio que se concentra em certos aspectos, muito frequentemente aqueles que se referem às reformas das estruturas externas”.

O arcebispo destacou ainda que o tema da reconciliação na sua dimensão espiritual e comunitária será o mais sentido em Dublin. “A Eucaristia tem o poder de reconciliar. A comunhão com Cristo alimenta a comunhão e a reconciliação com o próximo”, salientou o arcebispo, recordando o último congresso eucarístico internacional que aconteceu em Dublin, em 1932, depois de uma guerra civil. (AA)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas