Gaudium news > Dom Orani presidirá ordenação do novo Bispo Auxiliar do Rio

Dom Orani presidirá ordenação do novo Bispo Auxiliar do Rio

Rio de Janeiro (Quarta-feira, 09-05-2012, Gaudium Press) No próximo sábado, 12, Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, presidirá na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, a ordenação episcopal do Monsenhor Luiz Henrique da Silva Brito.

Em 29 de fevereiro desse ano, o Santo Padre Bento XVI nomeou Monsenhor Luiz Henrique como Bispo Titular de Zallata e Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Estarão presentes como Bispos Coordenantes os seguintes prelados: Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, Bispo de Campos (RJ), Dom Roberto Gomes Guimarães, Bispo Emérito da Diocese.

Monsenhor Luiz Henrique da Silva Brito.jpg
Monsenhor Luiz Henrique da Silva Brito

“Estou confiante de que quando o Senhor nos convoca, ele dá a graça necessária para corresponder. (…) O Papa Bento XVI disse, na mensagem que ele escreveu para os novos bispos no ano passado, que o bispo deve ser visto, acima de tudo, como guardião da fé. O bispo é o pastor que o Senhor coloca para anunciar a esperança, a misericórdia de Deus. E, com espírito de serviço, quero me colocar à disposição da Igreja no Rio de Janeiro”, declarou Monsenhor Luiz Henrique ao Jornal Testemunho da Fé.

O novo Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro exercia seu ministério pastoral na Diocese de Campos de Goytacazes, (RJ). Ali cuidou de uma das paróquias mais antigas de Campos, a Paróquia São Sebastião e também na Paróquia de Santo Antônio, onde permaneceu durante 10 anos.

Após estudar Teologia Moral em Roma por dois anos, retornou ao Brasil com a missão de iniciar Paróquia Santa Helena, sendo transferido depois para a Paróquia São Benedito, onde estava no momento de sua nomeação.

Dentre as várias funções exercidas durante esse período, uma o marcou de forma especial: o trabalho como Juiz Auditor acompanhando casais em segunda união, que apresentavam suas questões ao Tribunal Eclesiástico para verificar se, realmente, o casamento anterior foi válido ou não. “Foi uma experiência muito interessante poder estar próximo dessas famílias, ver as suas lutas, dificuldades, sofrimentos, reconhecendo o valor e a importância do matrimonio. Eu tive a oportunidade de crescer muito com essas atividades que realizei”, sublinhou.

No momento em que recebeu a notícia de sua nomeação, Monsenhor Luiz Henrique estava meditando o Cântico de Isaías: “O Senhor é a minha força. Nele eu confio, nada temo” (Is 12,2). Foi daí que tirou seu lema episcopal: “O Senhor é a minha força”.

“Sei que sou um instrumento, um vaso de barro, que carrega algo precioso: a força do Evangelho, a Palavra de Deus. (…) Eu quero colocar-me como instrumento para que a glória de Deus seja manifestada”, concluiu. (EPC)

Com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas