Dom Orani presidirá ordenação do novo Bispo Auxiliar do Rio
Rio de Janeiro (Quarta-feira, 09-05-2012, Gaudium Press) No próximo sábado, 12, Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, presidirá na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, a ordenação episcopal do Monsenhor Luiz Henrique da Silva Brito.
Em 29 de fevereiro desse ano, o Santo Padre Bento XVI nomeou Monsenhor Luiz Henrique como Bispo Titular de Zallata e Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Estarão presentes como Bispos Coordenantes os seguintes prelados: Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, Bispo de Campos (RJ), Dom Roberto Gomes Guimarães, Bispo Emérito da Diocese.
Monsenhor Luiz Henrique da Silva Brito |
“Estou confiante de que quando o Senhor nos convoca, ele dá a graça necessária para corresponder. (…) O Papa Bento XVI disse, na mensagem que ele escreveu para os novos bispos no ano passado, que o bispo deve ser visto, acima de tudo, como guardião da fé. O bispo é o pastor que o Senhor coloca para anunciar a esperança, a misericórdia de Deus. E, com espírito de serviço, quero me colocar à disposição da Igreja no Rio de Janeiro”, declarou Monsenhor Luiz Henrique ao Jornal Testemunho da Fé.
O novo Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro exercia seu ministério pastoral na Diocese de Campos de Goytacazes, (RJ). Ali cuidou de uma das paróquias mais antigas de Campos, a Paróquia São Sebastião e também na Paróquia de Santo Antônio, onde permaneceu durante 10 anos.
Após estudar Teologia Moral em Roma por dois anos, retornou ao Brasil com a missão de iniciar Paróquia Santa Helena, sendo transferido depois para a Paróquia São Benedito, onde estava no momento de sua nomeação.
Dentre as várias funções exercidas durante esse período, uma o marcou de forma especial: o trabalho como Juiz Auditor acompanhando casais em segunda união, que apresentavam suas questões ao Tribunal Eclesiástico para verificar se, realmente, o casamento anterior foi válido ou não. “Foi uma experiência muito interessante poder estar próximo dessas famílias, ver as suas lutas, dificuldades, sofrimentos, reconhecendo o valor e a importância do matrimonio. Eu tive a oportunidade de crescer muito com essas atividades que realizei”, sublinhou.
No momento em que recebeu a notícia de sua nomeação, Monsenhor Luiz Henrique estava meditando o Cântico de Isaías: “O Senhor é a minha força. Nele eu confio, nada temo” (Is 12,2). Foi daí que tirou seu lema episcopal: “O Senhor é a minha força”.
“Sei que sou um instrumento, um vaso de barro, que carrega algo precioso: a força do Evangelho, a Palavra de Deus. (…) Eu quero colocar-me como instrumento para que a glória de Deus seja manifestada”, concluiu. (EPC)
Com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Deixe seu comentário