Gaudium news > Paróquia de Bojayá, na Colômbia, recorda os 10 anos do assassinato de 78 fiéis pelas Farc

Paróquia de Bojayá, na Colômbia, recorda os 10 anos do assassinato de 78 fiéis pelas Farc

Bojayá (Terça-feira, 08-05-2012, Gaudium Press) A Agência Fides recordou na última semana os 10 anos do assassinato de 78 fiéis da Paróquia de Bojayá, na Colômbia, pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Na ocasião, 48 crianças foram mortas em uma igreja.

Em testemunho dado pelo pároco desta igreja, Padre Antún Ramos, a uma rádio local colombiana e repassado pela agência católica de notícias, o massacre é recontado em detalhes.

No dia 2 de maio de 2002, um grupo de paramilitares e as Farc se confrontaram nas ruas de Bojayá. Acuados pelo conflito, cerca de 400 civis buscaram proteção na igreja de São Paulo Apóstolo. Enquanto na rua se ouviam tiros, Padre Ramos tentou acalmar a todos, pedindo que dessem as mãos e rezassem.

Segundo o sacerdote, as Farc arremessaram granadas contra os paramilitares que se espalhavam pelas ruas de Bojayá e elas acabaram atingindo uma casa, uma escola e a igreja, causando a morte dos fiéis que ali se escondiam.

O sacerdote relatou que, após o ataque, improvisou uma bandeira branca e levou os fiéis para fora da igreja, dizendo que se tratavam de civis e que a vida deveria ser respeitada. Contudo, segundo ele, os militantes das Farc não demonstraram respeito pelos feridos.

Padre Ramos ainda conta que, no mesmo dias, a casa das Irmãs Missionária de Santo Agostinho foi tomada pelas Farc, que lançaram uma granada no local, ocasionando ferimentos em 130 civis.

“Naquele dia foram assassinadas 119 pessoas no povoado. Hoje, apesar da presença da polícia, existem ainda grupos criminosos presentes em nosso pequeno povoado e o risco de confrontos continua”, relembrou o pároco. (BD/JS)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas