Gaudium news > Colômbia se prepara para 6ª Marcha Nacional pelo Direito à Vida

Colômbia se prepara para 6ª Marcha Nacional pelo Direito à Vida

Bogotá (Terça-feira, 08-05-2012, Gaudium Press) Sob o lema “Deixa-o pulsar! Seu coração está em nossas mãos”, milhares de colombianos se reunirão na próxima quinta-feira, 10, em diversas cidades da nação sul-americana para defender a vida na 6ª Marcha Nacional pelo Direito à Vida”.

A manifestação, que reunirá diversos movimentos, instituições pró-vida, famílias, e, especialmente  jovens, ocorrerá quando se cumprem 6 anos de que a Corte Constitucional Colombiana, através da sentença C-355 de 2006, despenalizou o aborto em casos de risco para a vida da mãe, da violação e de má-formações do feto.

“Esta é uma data que os colombianos não podemos esquecer, porque nossos governantes, por um erro fatal, decidiram não estar a serviço da vida senão que, extrapolando sua função, decretaram a morte dos colombianos mais inocentes, das crianças por nascer, e não somente isso, agora pretendem proclamar o crime do aborto como um direito fundamental”, disse o comunicado de imprensa da “Plataforma Unidos por la Vida Colombia” – organização civil que reúne diversos movimentos, associações e grupos que defendem a vida, a maternidade e família – que convocou a marcha.

No comunicado, a Plataforma afirma também que, na ocasião,  “manifestaremos que o primeiro e fundamental direito é a vida, a qual é garantido em nossa Constituição no artigo 11, e que a sentença C-355 está equivocada porque vai de encontro a este direito inviolável”.

A principal concentração terá lugar em Bogotá, às 11h30, em frente à  Corte Constituciona,l no centro da capital do país, onde os manifestantes dirigirão palavras de ordem como “Colômbia está unida, a vida é defendida”; e “Colômbia ama a vida”.

Em Cali, a manifestação ocorrerá também às 11h30 no Parque das Bandeiras. De lá, os participantes marcharão até a Plazoleta San Francisco. Em Medellín, a concentração acontecerá desde às 10h até às 14h, no Parque das Luzes.

Outras cidades como Cúcuta, Barranquilla, Manizales, Pereira, Pasto, Valledupar e Bucaramanga, também realizarão concentrações a favor da vida.

Em todas as cidades, os promotores da iniciativa esperam grande participação de  jovens, que foram convidados de modo muito especial para defender a vida nesta 6ª Marcha Nacional.

Esta ação é a continuação da “batalha” em pró da vida, que teve um momento significativo em meados do ano passado, com o recolhimento de 5 milhões de assinaturas, para apoiar e respaldar a apresentação de um Ato Legislativo que buscava complementar o artigo 11 da Constituição Colombiana e que destacava a vida como um direito inviolável desde o momento da concepção até a morte natural.

Embora a iniciativa tenha sido vetada no debate da Comissão Primeira do Senado colombiano, em outubro do ano passado, para os promotores do Projeto, a proposta marcou um precedente nas ações com o intuito de defender a vida.

“Mais de 5 mil colombianos assinamos o Projeto do Ato Legislativo pelo direito à vida em 2011, agora seremos muito mais levantando a voz pelos mais inocentes”, disse o comunicado de imprensa. (BD/JS)

Texto original: Sonia Trujillo

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas