Gaudium news > Preparando o Dia das Comunicações Sociais, Igreja espanhola recomenda “comunicar a verdade”

Preparando o Dia das Comunicações Sociais, Igreja espanhola recomenda “comunicar a verdade”

view.jpeg

Madri (Terça-feira, 08-05-2012, Gaudium Press) A Comissão Episcopal de Meios de Comunicação Social da Conferência Episcopal da Espanha (CEE) enviou uma mensagem na qual exortou seus fiéis a “comunicar a verdade e incomunicar a mentira”. O comunicado, dirigido aos fiéis espanhóis, especialmente àqueles que diariamente trabalham nos meios de comunicação, foi divulgada em razão do 46ª Dia Mundial das Comunicações Sociais que a Igreja comemorará no próximo 20 de maio, Dia da Ascensão do Senhor.

“Todo contato com a verdade sobre qualquer realidade mostra ao homem seu lugar na sociedade e sua missão na mesma. É precisamente a humanização da sociedade um dos fins da comunicação e ao mesmo tempo um dos parâmetros através dos quais se pode medir a qualidade da comunicação. Uma sociedade conhecedora da verdade é uma sociedade mais livre, mais justa e mais humana”, assinala a Comissão Episcopal em sua mensagem.

Mais adiante, os bispos espanhóis fazem um convite para que se comunique o caminho até Deus e se contribua na evangelização. “A comunicação tem sua máxima expressão e cumpre de melhor modo sua missão humanizadora, no anúncio de Jesus Cristo, caminho, verdade e vida. Neste plano mais elevado da comunicação se pode afirmar que a comunicação contribui definitivamente para a evangelização”, afirmam os prelados.

Repercutindo a mensagem do Papa Bento XVI para o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais – “Silêncio e Palavra: caminho de evangelização”, dada a conhecer no último dia 24 de janeiro na festa de São Francisco de Salles -, a Comissão de Comunicação espanhola afirma que em toda comunicação “é importante a preparação por meio do silêncio, e o é mais, todavia, na daqueles que fizeram da comunicação seu modo de vida. Jornalistas, professores, comunicadores, sacerdotes, etc., necessitam silêncio, não somente para preservar a qualidade da mensagem que se dispõem a transmitir, mas também para tornar-se consciente e responsáveis de uma missão que consiste em aproximar de ouvintes e leitores a verdade conhecida”.

Neste contexto, a CEE menciona também palavras do Beato João Paulo II, que recorda que a comunicação “humaniza o homem”, posto que ela deve “atestar a verdade sobre a vida, sobre a dignidade humana, sobre o verdadeiro sentido de nossa liberdade e mútua interdependência”.

Por fim, os bispos felicitam aos jornalistas que por meio de sua profissão e ofício procuram comunicar a verdade. “Queremos felicitar a todos os comunicadores e profissionais dos diversos meios que fizeram da verdade seu trabalho habitual e agradece o serviço que prestam a seus cidadãos”, disseram.

No domingo, 20 de maio, a Igreja espanhola se unirá ao Dia das comunicações sociais por meio de diversas atividades que buscam ressaltar o lugar que ocupam os meios de comunicação social na evangelização, para o que dispôs no site do episcopado espanhol matérias que incluem a mensagem do Santo Padre para a Jornada, a mensagem da Comissão Episcopal de Meios de Comunicação Social, a programação religiosa que se emitirá nos meios de comunicação locais durante 2012 e o cartaz do evento.

Com informações da Conferência Episcopal Espanhola (CEE). (/BD/JS)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas