Gaudium news > Cidade de Canela, na Serra Gaúcha, vive clima de devoção e fé na Festa em honra a Nossa Senhora do Caravaggio

Cidade de Canela, na Serra Gaúcha, vive clima de devoção e fé na Festa em honra a Nossa Senhora do Caravaggio

Canela (Terça-Feira, 08-05-2012, Gaudium Press) No início deste mês, no dia primeiro de maio, teve início às atividades alusivas a 52ª Festa e Romaria em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, na cidade serrana de Canela, no Estado do Rio Grande do Sul, promovida pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. No ano passado esse tradicional evento religioso reuniu mais de 100 mil fiéis. Neste ano, a expectativa dos organizadores é de que o público aumente em 20 por cento.

O primeiro realização da festa foi a “Cavalgada da Fé”, que começou às 8h30 da manhã e se estendeu ao longo de 7 quilômetros até o Santuário de Caravaggio. Centenas de cavalarianos saíram da Igreja Matriz rumo ao Santuário, e na chegada, uma Missa Campal foi celebrada pelo pároco Juscelino Martinez Júnior, com a participação de músicos locais que deram um tom tipicamente gaucho aos cânticos.

Esta foi a terceira edição da Cavalgada da Fé, que é um evento diferente, pois a grande maioria dos romeiros assistem a Missa Campal em suas montarias. No turno da tarde, a partir das 13h, as invernadas artísticas do CTG Querência e dos DTGs de seis escolas do município apresentaram danças do folclore gaúcho, promovendo uma integração cultural.

Santuario_Caravaggio.jpg

Os festejos de Nossa Senhora de Caravaggio seguem com a novena preparatória, que ocorre de 9 a 17 de maio, sempre às 19h30, com exceção de sábado e domingo, que é às 18h.
Com o lema “Pela intercessão da Mãe de Caravaggio, Deus abençoa o seu povo”, a novena abordará em cada noite diferentes temas, entre eles: “O significado e a função das imagens na devoção Mariana”; “Maria recebe as nossas súplicas e intercede pela nossa saúde”; “Maria inspira os jovens a dizer sim a Deus”; “Maria protege as crianças e lhes apresenta o reino de Deus”; “Maria ampara, reúne e abençoa todas as famílias”.

Após a novena preparatória serão realizadas as romarias da festa. No dia 19 de maio acontecerá a Romaria para Jovens Ciclistas e Motociclistas, com saída às 8h30min da Igreja Matriz (Catedral de Pedra) rumo ao Santuário de Caravaggio. Em seguida, às 10h30, haverá a missa campal no Monumento da Prece. Ao meio dia terá um almoço de confraternização e a partir das 13h o início dos festejos populares.

No calendário da Igreja Católica, 26 de maio é o dia de Nossa Senhora de Caravaggio, e, portanto neste dia é realizada a Romaria a pé, com a mesma programação da Romaria dos Ciclistas. Esta é a principal Romaria do evento. Milhares de fiéis fazem o trajeto a pé, numa procissão onde fazem pedidos e agradecem graças à Virgem Milagrosa.
Neste dia, é feriado em Canela. Todas as atenções estão voltadas para o Santuário, que recebe, além da comunidade regional, devotos de várias cidades do Estado.

A festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio se encerrará no dia 27, com a Romaria Motorizada. Esta é, com certeza, a mais longa de todas, pois normalmente os fieis devotos em carros particulares, automóveis de empresas e frotas de caminhões e carretas buscam as bênçãos da Santa Mãe de Deus. Esta romaria processional tem início às 8h30min em frente à Igreja Matriz em direção ao Santuário. Lá chegando, será realizada a missa campal em frente ao Monumento da Prece, seguida de almoço de confraternização, festejos populares e músicas típicas regionais. Tanto no dia 26 como no dia 27 serão celebradas missas na Capela de hora em hora, a partir das 14hs.

A Romaria e Festa de Caravaggio de Canela é o mais antigo evento religioso da Região das Hortênsias e acontece no Monumento da Prece, no Parque Saiqui, numa área de 5,2 mil metros quadrados privilegiados pela natureza, com estrutura para atender o público do evento.

Nossa Senhora de Caravaggio

Conta a história que Nossa Senhora apareceu para a camponesa Joaneta Varioli, em 1432, na cidadezinha de Caravaggio, no Norte da Itália, no dia 26 de maio. A camponesa, que sofria maus tratos do marido, saiu de casa para colher ervas e aflita, em prantos, pediu socorro a Nossa Senhora. Entre a dor e a súplica, a camponesa vê uma bela e alta senhora, que a consola e pede que ela leve uma mensagem ao povo do local afim de de que volte a fazer penitência e vá orar na Igreja no sábado à tarde em agradecimento aos castigos que deles foram afastados.

Joaneta cumpre o pedido da Bela Senhora levando ao povo e aos governantes o recado da Virgem.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas