Gaudium news > Cardeal Angelo Amato participa de Retiro Sacerdotal dos bispos de Aragón, na Espanha

Cardeal Angelo Amato participa de Retiro Sacerdotal dos bispos de Aragón, na Espanha

Zaragoza (Sexta-feira, 04-05-2012, Gaudium Press) O prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Ângelo Amato, participou nesta quinta-feira, 03, na Catedral del Salvador, El Seo, em Zaragoza, Espanha, de um Retiro Sacerdotal convocado pelos bispos da região de Aragón. O evento, que foi realizado no marco das celebrações pelo 75º aniversário dos Mártires de Barbastro, teve como objetivo aprofundar a dimensão maritirial da santidade sacerdotal.

281089.jpg
Conforme o Cardeal Amato, aberturas de processos de beatificação são uma grande oportunidade de catequese

Cardeal Amato ficou responsável pela palestra principal do evento. Neste sentido, ofereceu uma visão universal da realidade do martírio, abordando de maneira concreta quatro focos do “odium fidei” (ódio à fé, em latim) nos últimos séculos: a Revolução Francesa; o Nazismo; o Comunismo Soviético; e a Perseguição Religiosa na Espanha na década de 1930. Esta última, que fez milhares de mártires, entre os quais muitos sacerdotes, bispos e religiosos.

Conforme o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, rememorar os mártires destes quatro eventos catastróficos não significa reivindicar “certa justiça humana e muito menos o rancor, mas agradecer a Deus pela presença destes irmãos que foram mortos pelo ódio à fé, aparecendo como testemunho fecundo do perdão e do Amor a Deus e aos homens”.

Tratando com mais ênfase a própria história espanhola, Cardeal Amato declarou que a Espanha sempre foi um lugar privilegiado para o florescimento dos mártires. Segundo o purpurado, tal fato se explica pelo vigor da fé, que existe no país; vigor afiançado em Jesus Cristo, morto e ressuscitado. “Muitos dos sacerdotes mártires no ano de 1936 foram preparados em seus seminários para dar o supremo testemunho da fé em Cristo”, explicou o cardeal.

O prefeito da Congregação para as Causas dos Santos afirmou também que a abertura de causas de mártires, ou seja, processos de beatificação, nas dioceses, trata-se de “uma grande oportunidade para a nova evangelização e a catequese”.

Após, o pronunciamento do Cardeal Amato, manifestou-se o bispo de Barbastro-Monzón, Dom Afonso Millián Sorribas, que agradeceu a todos pela homenagem ao beato Florentino Asensio, bispo mártir de Barbastro, que foi proposto como exemplo para a vida cristã e para a vida sacerdotal.

O Retiro Sacerdotal foi concluído com uma Santa Missa, presidida pelo Cardeal Amato, e concelebrada pelo arcebispo de Zaragoza, Dom Manuel Ureña, na Catedral Basílica do Pilar. O restantes dos bispos das dioceses de Aragón e mais 300 sacerdotes também participaração da cerimônia religiosa. (BD)

Com informações da EWTN Notícias e da ACI Prensa.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas