Diocese de Novo Hamburgo (RS) realiza 14ª Romaria das Mães
Novo Hamburgo (Sexta-Feira, 04/05/2012, Gaudium Press) O Santuário das Mães, pertencente a diocese de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, promove no próximo domingo, dia 6 de maio, a tradicional Romaria das Mães, que há 14 anos leva milhares de fiéis para as ruas de São Leopoldo e Novo Hamburgo. Os principais promotores do evento, que antecede o domingo do Dia das Mães, são o reitor do templo mariano, monsenhor Airton Luiz Haack e a comissão de mães do santuário, em parceria com a Ordem dos Legionários de Maria Imaculada.
De acordo com a assessoria de comunicação da diocese gaúcha, o objetivo da festividade é viabilizar uma oportunidade para a glorificação de Deus, exaltação e veneração da Santíssima Virgem Maria, incremento à religiosidade popular, fortalecimento da fé e união da diocese.
Com o tema “As Santas Missões Continentais” e à luz do lema “Com Maria e nossas mães, partiremos em missão”, a 14ª Romaria das Mães visa também criar e incrementar a consciência da caminhada do povo de Deus que peregrina ao santuário eterno e definitivo do céu, motivar e rezar para o êxito da missão em nível diocesano.
O evento levará milhares de pessoas às ruas das cidades gaúchas de Novo Hamburgo e São Leopoldo |
Os organizadores do evento também explicam que, diferente do ano passado, quando se realizou uma vintena preparatória à procissão, a novidade deste ano foi que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora contemplou as seis áreas pastorais, percorrendo suas 47 paróquias. O itinerário teve início em março e a Serra foi o primeiro núcleo a receber a visita da Mãe Peregrina. Essa visitação termina hoje, com missa às 18h, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de São Leopoldo.
Segundo monsenhor Oscar Colling, a visitação a todas as igrejas significa o crescimento natural da romaria, a motivação para a fé e a conscientização para as Santas Missões. “Foi aleatória a opção pela Serra em primeiro lugar, mas a conclusão lógica do roteiro de visitas é São Leopoldo, até porque a Paróquia Nossa Senhora da Conceição é a mais antiga da Mitra”, explicou o monsenhor.
A programação da romaria inicia às 6h, com concentração em frente ao largo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Os peregrinos saem às 7h da Igreja Matriz de São Leopoldo e passam pelas igrejas Santo Inácio e Sagrado Coração de Jesus.
Em Novo Hamburgo o trajeto engloba as paróquias Santo Antônio, Sagrado Coração de Jesus, Catedral Basílica São Luiz Gonzaga e Nossa Senhora de Fátima. Logo após, os devotos atravessarão a ERS 239 rumo ao santuário.
Durante este percurso, padres e diáconos paramentados darão bênçãos a doentes e idosos, junto à frente de suas residências. Orações à Mãe Santíssima, cantos, pedidos, louvor, renovação da fé e pagamento de promessas farão parte do roteiro. O encerramento deste ato de devoção à Mãe Evangelizadora acontece com a celebração da Santa Missa, às 11h, no Santuário, presidida pelo bispo da diocese de Bagé, Dom Gílio Felício. (FB/JS)
Deixe seu comentário