Gaudium news > Arquidiocese de Valência, na Espanha, se enfeita com as “Cruzes de Maio”

Arquidiocese de Valência, na Espanha, se enfeita com as “Cruzes de Maio”

Cruzes de Maio.jpeg

Valência (Sexta-feira, 04-052012, Gaudium Press) Seguindo uma tradição medieval que celebra o aniversário do descobrimento da Santa Cruz de Cristo por parte de Santa Helena, a cidade de Valência, na Espanha, realizou no último dia 30 de abril uma homenagem floral conhecida como “Cruzes de Maio”. Em diversos pontos da arquidiocese, associações culturais de fiéis elaboram enormes cruzes de flores que são decoradas com os mais variados elementos. Os adornos ficarão expostos até que as flores caiam naturalmente.

Para este ano, 56 grupos se inscreveram para participar da atividade que premiará também a cruz mais bem decorada. A crifra marca um aumento em relação ao evento do ano passado, e é interpretado pelas autoridades municipais como um bom sinal,  já que houve dificuldades  em anos anteriores para a preparação de um grande número de monumentos.

O concurso em torno das “Cruzes de Maio” é organizado pelo Lo Rat Penat, entidade cultural dedicada à promoção das tradições, língua e cultura valencianas, e o governo de Valência. Segundo informações da imprensa local, 10 mil dúzias de cravos foram encomendadas pelos distintos grupos para compor desenhos que levam até 1500 dúzias em uma só cruz. A quantidade normal requerida pelo tamanho de uma cruz nesta festividade é de aproximadamente 500 dúzias.

Na Espanha, a festa da Exaltação da Santa Cruz tem lugar no dia 14 de dezembro, e Valência celebra liturgicamente a solenidade nesta data. Não obstante, a celebração artística popular conserva a data de 3 de maio, que é celebrada como solenidade litúrgica em outros países, sobretudo na América Latina. (BD/JS)

Com informações de AVAN e EMV.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas