Roma e Cracóvia preparam-se para o 1° aniversário da beatificação de João Paulo II
Roma (Sexta-feira, 27-04-2012, Gaudium Press) Vigília de oração para os jovens em Tor Vergata em Roma, a Missa para os poloneses na Cátedra da Basílica vaticana e a Missa presidida pelo Cardeal Stanislaw Dziwisz, já secretário do Papa polonês, junto ao Santuário polonês da Divina Misericórdia em Lagiewniki. Esses são os eventos preparados para o 1° aniversário da beatificação de João Paulo II nas dioceses onde é venerado o pontífice: Roma e Cracóvia. No ano passado, no dia 1° de maio o Papa polonês foi elevado às honras dos altares pelo seu direto sucessor e “amigo”, Bento XVI.
Cartaz utilizado na época da beatificação de João Paulo II |
Na próxima segunda-feira, às 20h de Roma, como há quase 12 anos na Jornada Mundial da Juventude em Roma, novamente muitíssimos jovens se encontrarão em Tor Vergata para uma vigília de oração. Não mais junto a João Paulo II, mas em oração pela sua intercessão no 1° aniversário de sua beatificação. O evento é organizado pela pastoral universitária de Roma e pelo Vicariato de Roma.
Duas grandes celebrações eucarísticas são organizadas também pelos compatriotas de Papa Wojtyla. Em Cracóvia, no Santuário da Divina Misericórdia em Lagiewniki o secretário de João Paulo II, hoje cardeal e arcebispo da cidade, presidirá uma missa de ação de graças pelo 1° aniversário.
Haverá também uma numerosa presença de poloneses em Roma. Na Basílica vaticana no próximo dia 1° de maio, o cardeal polonês, Zenon Grocholewski, prefeito da Congregação para a Educação Católica presidirá a Missa da Catedral que será concelebrada por numerosos sacerdotes poloneses que chegam de várias partes do país com grupos de fiéis.
Até agora são esperados, pelo menos 2 mil pessoas, e talvez mais, 5 mil pessoas, e esse número pode chegar a 7 mil em grupos ou peregrinos individuais que virão para a próxima audiência geral. A participação já foi anunciada por 100 grupos de várias dioceses polonesas.
A chegada das pessoas foi facilitada pelo feriado prolongado na Polônia, pois no país, além do dia 1° de maio, também dia 3 de maio, dia do aniversário da primeira Constituição polonesa, é feriado.(AA/JS)
Deixe seu comentário