Gaudium news > Música sacra evangeliza o Vietnã

Música sacra evangeliza o Vietnã

3.jpg

Ho Chi Ming (Quinta-feira, 26-04-2012, Gaudium Press) A música, os hinos tradicionais e os coros foram destacados pela Conferência dos Bispos do Vietnã como ferramentas de evangelização durante o trigésimo Encontro sobre a Música Sacra, em Ho Chi Ming, no dia 17 de abril. Os bispos assinalaram que a música sacra é uma forma válida de oração e útil para atrair novos cristãos em uma sociedade cada vez mais árida e interessada só no dinheiro, segundo informou a agência AsiaNews.

A reunião deu a conhecer experiências dos territórios de missão, como a compartilhada pelas religiosas da Diocese de Nha Trang, localizada na zona montanhosa central do Vietnã. Elas relataram que os fiéis “estão muitos dispostos a expressar-se através das canções. Desejam ensinar as paróquias vizinhas, apesar dos riscos consideráveis e a complexa topografia da área”. As religiosas explicaram que viajar de uma paróquia a outra leva vários dias e que através da música, muitas pessoas se mostram atraídas à fé. “Na Páscoa batizamos milhares de jovens”, afirmaram.

Um dos convidados especiais à reunião foi o padre franciscano Kim Long, que compôs numerosas canções religiosas e hinos durante seus 55 anos de sacerdócio, muitos deles de forma clandestina sob a opressão do regime comunista. É o autor de “Kinh Hoa Binh”, uma canção pela paz baseada na célebre oração de São Francisco de Assis e que se canta com especial sensibilidade nos territórios que padecem maior perseguição religiosa.

“Para compor um belo hino, explicou o Padre Long, necessitamos orar duas vezes. A primeira é para pedir a Deus inspiração para escrever. A segunda é dirigida aos fiéis, que, por sua vez, necessitam orar para ser capazes de cantar bem”. O religioso anunciou a doação da renda que recebeu durante os anos graças a suas canções e donativos de benfeitores. O dinheiro será entregue a Comissão para a Música Sacra da Igreja Católica Vietnamita. (EPC)

Com informações de AsiaNews.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas