Chineses lembram os 450 anos do nascimento de Paolo Xu
Servo de Deus Paolo Xu Guang Qi |
Xangai (Quinta-feira, 26-04-2012, Gaudium Press) A Diocese de Xangai celebrou na útlima terça-feira, os 450 anos do nascimento do Servo de Deus Paolo Xu Guang Qi. Vários devotos prestaram homenagens em frente ao túmulo de Paolo Xu e demonstraram sua devoção e gratidão a sua memória.
Tendo sido denominado como o sábio de Xangai, astrônomo, matemático, mandarim da corte, Paolo Xu Guang Qi foi o responsável por levar a fé cristã à região de Xangai e à China, graças à sua amizade com Padre Matteo Ricci, missionário jesuíta que o levou à conversão em 1603 e o batizou.
Sacerdotes e inúmeros fiéis de Xangai se reuniram diante do túmulo de Paolo Xu. Após um breve resumo da vida daquele que é considerado uma autêntica pedra fundamental na história da primeira evangelização da China, os fiéis rezaram pela evangelização e para serem capazes de dar o mesmo testemunho de fé hoje, invocando sua intercessão.
Dom Aloysius Jin Lu Xian, Bispo da Diocese de Xangai, dedicou à personalidade de Paolo Xu a sua carta pastoral por ocasião do 400° aniversário de fundação da Diocese, indicando três características deste “alicerce do cristianismo” e pai do catolicismo de Xangai: a fé religiosa, o compromisso civil e a moralidade em favor da justiça. (LB/JS)
Deixe seu comentário