Bispos brasileiros conhecem os detalhes da JMJ 2013
Dom Orani João Tempesta falou sobre a JMJ aos bispos reunidos em Aparecida (SP) |
Aparecida (Quinta-feira, 26-04-2012, Gaudium Press) No penúltimo dia da 50ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em Aparecida (SP) um dos temas abordados pelos bispos foi a Jornada Mundial da Juventude, que acontece no ano que vem na cidade do Rio de Janeiro.
A comissão organizadora, através do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, relatou todo caminho de preparação para a JMJ, além dos trabalhos desenvolvidos da evangelização da juventude.
Dom Orani apresentou um vídeo mostrando o perfil da cidade do Rio de Janeiro, além de testemunhos de jovens que já participaram de Jornadas Mundiais. Em seguida, o diretor geral do Comitê Organizador do Rio de Janeiro, Monsenhor Joel Portela, apresentou como serão feitas as inscrições para a JMJ, que começam no próximo mês de julho através do site: www.rio2013.com, que também trará informações sobre hospedagens, alimentação e material que vão compor o kit do peregrino.
Segundo o Monsenhor, “a Jornada é livre, não precisa se inscrever, mas é uma necessidade”, explicando a importância do cadastro com o objetivo de facilitar a organização e para que o peregrino seja atendido em suas necessidades.
Peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora e a preparação da JMJ
Padre Antônio Ramos, um dos assessores nacionais do Comitê Organizador da JMJ, enfatizou como tem sido eficaz a peregrinação dos ícones da JMJ em todas as dioceses do país, através do projeto “Bote Fé”. Além dos shows de evangelização, os símbolos visitam hospitais, presídios, comunidades carentes, universidades.
Já o padre Sávio Costa Ribeiro, que também faz parte do COL, anunciou os três Seminários Nacionais para Jovens que serão realizados neste ano e fazem também o caminho para a JMJ: Comunicação, de 18 a 20 de maio; Bioética, de 13 a 15 de julho; e Missão, de 28 a 30 de setembro, todos em Brasília.
Um outro evento que será o grande diferencial da JMJ no Brasil é a “Semana Missionária”. O termo foi autorizado pelo Pontifício Conselho para os Leigos para definir os dias em que as dioceses já receberão peregrinos estrangeiros antes de irem para o Rio de Janeiro. Portanto, de 17 a 20 de julho de 2013, as dioceses de todo país acolherão os jovens em atividades culturais, de espiritualidade e missão.
Atividades da Comissão Episcopal para a Juventude
Durante a sessão, Dom Eduardo Pinheiro, presidente da Comissão Episcopal da Juventude da CNBB, apresentou o projeto de evangelização realizado com os jovens do Brasil.
O presidente da Comissão destacou como a juventude está representada através da coordenação nacional criada, com representantes das Pastorais da Juventude, movimentos, novas comunidades e congregações.
O bispo falou também sobre os outros trabalhos da Comissão elaborados através do grupo de comunicação “Jovens Conectados, produção de subsídios, cartas aos párocos, além da organização da peregrinação da Cruz da JMJ no país e da Semana Missionária. (LB/JS)
Deixe seu comentário