Gaudium news > Legado de São Martin de Porres é analisado por Dominicanos

Legado de São Martin de Porres é analisado por Dominicanos

Lima (Quarta-feira, 25-04-2012, Gaudium Press) Dois sacerdotes peruanos da Ordem dos Dominicanos analisam o legado de São Martin de Porres para a Igreja durante o marco das celebrações de 50 anos da canonização do mesmo. A pesquisa ocorre no convento de Santo Domingo, onde viveu o santo.

“O exemplo de proximidade com Deus e com a santidade que nos transmitiu São Martin o vemos claramente em suas virtudes, como a grande humildade e caridade com os mais necessitados, que representa para nós dominicanos, para os peruanos e todas as pessoas que seguem a este Santo um exemplo para a vida espiritual e cristã; ainda mais para nossa vida familiar”, declarou o diretor de Rádio Santa Rosa, Padre Javier Abanto Silva.

sanmartindeporres.jpg
São Martin de Porres

O sacerdote sublinhou a urgente necessidade das famílias seguirem o exemplo de vida deste Santo, e com humildade saibam resolver os seus problemas familiares através do diálogo e não com a ira.

“Para ser admitido no convento São Martin não fez nenhum tipo de protesto social, nem uma revolta pelos direitos humanos, mas simplesmente se doou, porque seu interesse estava em servir, não em aparecer diante dos demais”, disse o Padre Abanto.

Segundo o diretor da Casa Hogar S. M. P., Padre Juan Anguerri, as celebrações dos 50 anos de canonização de São Matin de Porres são uma ótima ocasião para recordar o valor e testemunho do Santo Negro, além de seu intenso amor a Nossa Senhora e a Eucaristia.

Sobre a Sala Capitular o sacerdote comentou, “várias vezes os irmãos dominicanos encontravam São Martin levitando em oração intensa e abraçando ao Cristo Crucificado desta sala”.

“‘Eu os curo, mas Deus os salva’, dizia Martin quando curava aos enfermos, e pregava sempre que a ‘saúde plena vem de Deus'”

São Martin teve diversos ofícios, muitos dos quais acabou tornando-se padroeiro, como é o caso dos barbeiros, dos enfermeiros e dos varredores.

“Esses trabalhos que entre nós não são muito valorizados, entretanto, mediante esse serviço humilde é como se São Martin enviasse uma mensagem para revalorizar esses ofícios”, declarou o Padre Anguerri.

O presbítero ressalta que São Martin de Porres simboliza a reconciliação de raças, pois “acolhe com alegria e paz sua dupla herança de raça branca e negra, e não renega seus abandonos”. (EPC)

Com informações da EWTN Notícias.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas