Retiro de animadores vocacionais reuniu cerca de 200 pessoas no Rio Grande do Sul
São Leopoldo (Quinta-Feira, 19/04/2012, Gaudium Press) No último domingo, na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, aconteceu o 13º Retiro de Animadores Vocacionais, que reuniu em torno de 200 participantes no Centro Mariápolis. Com o tema “Espiritualidade vocacional: oração na família”, o evento teve como objetivo central impulsionar o trabalho dos animadores vocacionais na missão de multiplicar vocações em âmbito diocesano.
Promovido pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Diocese de Novo Hamburgo, o retiro contou com a presença do bispo diocesano, Dom Zeno Hastenteufel, que foi responsável pela abertura do evento, e também com a participação dos coordenadores paroquiais de acólitos e Movimento Serra Clube, que tem o papel imprescindível de se integrar à sua paróquia para fomentar este trabalho de evangelização.
Ainda no turno da manhã a paroquiana da Igreja Nossa Senhora da Conceição (São Leopoldo), Edith Maria Klein, falou ao grupo, lembrando da importância da oração na pequena igreja doméstica. Ele destacou que “a família que reza unida, permanece unida”, e que são os pais que representam dentro desse contexto, o Cristo e, por isso, é imprescindível que se abasteçam na fé para dialogar e entender melhor a situação de seus filhos.
Em relação a isso a palestrante observou ainda que uma família que está bem, leva paz para a comunidade. Segundo a reflexão de Edith, hoje percebe-se que os pais não têm mais tempo de escuta, e com isso abriram-se precedentes para a crise. Por último, Edith fez questão de ressaltar que o respeito ao bispo e sacerdotes, espiritualidade e testemunho de vivência no cotidiano da Sagrada Escritura são pertinentes à animação vocacional. “O orgulho espiritual e promoção pessoal devem ser deixados de lado”, afirmou.
Logo depois da palestra, foi realizado um momento especial de Adoração ao Santíssimo Sacramento. No turno da tarde, o padre Luciano da Silva Martins de Almeida, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Novo Hamburgo, conduziu o momento de oração, através da Leitura Orante da Bíblia. O encerramento do encontro se deu com a celebração da Santa Missa, às 15h, presidida por Dom Zeno, que durante a homilia contou um pouco sobre a sua experiência para inspirar os animadores no exercício da atividade vocacional. (FB)
Deixe seu comentário