Gaudium news > Peru comemorará o 50º aniversário da Canonização de São Martín de Porres

Peru comemorará o 50º aniversário da Canonização de São Martín de Porres

Lima (Terça-feira, 17-04-2012, Gaudium Press) A Igreja peruana comemorará em maio uma celebração de grande importância para o país: o 50º aniversário da canonização de São 
Martín  de Porres, conhecido como o primeiro santo negro da América.

martinho de porres.jpg
São Martín de Porres

Com o motivo desta celebração matinal, a convite do padre Juan José Salaverry, Prior Provincial da Província Dominicana de São João Batista do Peru, terá lugar uma conferência à imprensa às 10h da manhã, na qual se fará o anúncio oficial dos diversos atos comemorativos de quem também é chamado o “Patrono Universal da Paz”.

De acordo com o Serviço Informativo Semanal da Conferência Episcopal Peruana, serão vários os anúncios feitos durante a coletiva à imprensa, entre eles se detalharão as atividades do aniversário que serão iniciadas no próximo dia 27 de abril até o dia 9 de dezembro do presente ano, aos quais terão o propósito de “ressaltar a vida de caridade, justiça e verdade de nosso Santo Moreno e comemorando sua canonização, ocorrida em Roma pelo Papa João XXIII, em 6 de maio de 1692”, como expõem a nota a imprensa.

Por informação oferecida pela Ordem dos Dominicanos no Peru, entre os atos para o cinquentenário destaca-se a peregrinação das relíquias de São Martin de Porres pelos lugares onde os frades e religiosas da Ordem tem presença no Peru, e a procissão do santo pelas ruas das principais cidades peruanas, particulamente durante o próximo mês de maio.

Adicionalmente, será realizado em diversos lugares o Novenário em honra a São Martín, uma eucaristia solene no aniversário de sua canonização na Catedral de Lima, presidida pelo Cardeal Juan Luis Cipriani, e diversas iniciativas culturais como a exposição “Iconografia de São Martín de Porres”.

São Martín de Porres

São Martín de Porres, nasceu em Lima em dezembro de 1579 e foi filho do espanhol Juan de Porres e a panamenha Ana Velázquez.

Sendo ainda muito jovem, em seus 15 anos, pediu para ser admitido como donado no convento dos dominicanos do Rosário em Lima, onde lhe confiaram os trabalhos mais humildes da comunidade e que desempenhou com grande virtude, tanto assim que é recordado como o “Santo da vassoura”, pela humildade e grande amor que realizava tão simples serviço como é varrer.

Com o tempo, São Martín, passou a ser conhecido por seus dons curativos e por sua vocação missionária especialmente com os mais pobres, assim como com negros e indígenas, a quem pregava os ensinamentos da fé.

Entre seus múltiplos apelativos, é chamado o “Santo da Caridade” e patrono da justiça social, dos enfermos, dos varredores e protetor dos pobres.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas