Foz do Iguaçu sediará o Seminário contra a violência e extermÃnio de jovens
Foz do Iguaçu (Terça-Feira, 17/04/2012, Gaudium Press) A Casa da Juventude do Paraná e a Pastoral da Juventude promoverão de 18 a 20 de maio o Seminário Estadual da Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. O evento será realizado na Escola Municipal Érico Veríssimo, localizada na Rua Jorge Sanwais, no bairro Jardim São Paulo, na cidade de Foz do Iguaçu.
De acordo com os organizadores do evento, o seminário visa ser um espaço de debates, diálogos e construção de alternativas possíveis para o enfrentamento da violência e o extermínio de jovens no Estado do Paraná, além de contribuir com o processo de efetivação de Políticas Públicas para a Juventude na perspectiva de garantia dos direitos fundamentais.
Outro objetivo da iniciativa é criar uma ponte entre a Campanha Estadual Contra a Violência e Extermínio de Jovens com outra Campanha, que tem como tema: “A Juventude quer viver”, buscando alternativas concretas de enfrentamento e superação das situações de violência e extermínio existentes no estado do Paraná e propondo “vida em abundância” para todos os jovens.
A coordenação do evento estima a participação de 200 pessoas, entre educadores, gestores, profissionais, acadêmicos, estudantes, adolescentes e jovens, de 15 a 29 anos, oriundos dos municípios e organizações juvenis. O seminário também é aberto aos representantes de entidades de todo o Estado do Paraná que desejam atuar como multiplicadores de outras reflexões, debates e iniciativas sobre a temática proposta.
Serão sete vagas disponíveis por arquidiocese, distribuídas da seguinte forma: cinco para jovens com caminhada pastoral ou de movimento (com efetivo envolvimento nas ações da campanha ou com o forte desejo de implementar a campanha após o seminário) e duas para jovens que atuem em iniciativas e projetos junto a outras organizações e entidades juvenis governamentais e não governamentais.
No dia 18 de maios, às 19h, está marcada a chegada dos participantes. As atividades do seminário iniciam mesmo somente no dia 19, às 8h, e terminam no dia 20, às 13h. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 27 de abril, através do endereço Nadia_secretaria@hotmail.com ou casadajuventudedopr@gmail.com.
Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens
Em janeiro de 2009, a Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens foi lançada em nível Nacional pelas Pastorais da Juventude do Brasil (Pastoral Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral do Meio Popular e Pastoral da Juventude Rural) com a finalidade de propor e oportunizar a união de forças na defesa da vida da juventude, efetuar a aproximação, o diálogo e convidar outras organizações que trabalham com juventude nos espaços eclesiais e sociais para a sua concretização.
Campanha A Juventude Quer Viver
A Campanha A Juventude quer Viver é promovida por várias instituições católicas e parcerias, dentre elas a Casa da Juventude. Esta é uma campanha em defesa da vida dos jovens. O objetivo é despertar na juventude outro olhar sobre si mesma. Ela quer crescer e envolver a sociedade de modo a gerar um movimento para que a juventude possa ser reconhecida como agente e nas diversidades que se apresenta. Em 2005, a Pastoral da Juventude, em sua reunião ampliada nacional, assumiu o projeto da campanha “A Juventude Quer Viver” em seu Plano Trienal. (FB)
Deixe seu comentário