Dom Odilo defende direito a vida de anencéfalos
São Paulo (Terça-feira, 10-04-2012, Gaudium Press) “O anencéfalo, apesar de sua condição, é um ser humano vivo e por isso, merece todo o respeito devido a qualquer ser humano”, ressaltou Dom Odilo Pedro Scherer, cardeal Arcebispo de São Paulo. Essa afirmação foi feita devido a votação que ocorrerá amanhã, 11, no Supremo Tribunal Federal, na qual os ministros decidirão sobre a legalidade do aborto de fetos diagnosticados com anencefalia.
Dom Odilo Pedro Scherer |
O cardeal de São Paulo em seu artigo intitulado, “Bebês anencefálicos podem ser abortados?”, dá os argumentos a favor da vida desses bebês, realçando que “o ser humano é respeitável sempre, por ele mesmo; por isso, sua dignidade (a dos anencéfalos) e seu direito à vida é intocável”.
Após apresentar-se como bispo da Igreja, Dom Odilo afirma que sente-se no dever de manifestar sua posição e de “dizer um palavra que possa ajudar no discernimento da questão”.
A seguir o Cardeal expõem os argumentos apresentados por grupos a favor do aborto, e explica que eles mereceriam ser examinados profundamente por peritos da área médica, de direito e da ética. Mas ressalta que as implicações morais são graves e não podem ser simplesmente resolvidas na emoção de um debate na opinião pública, ou a partir dos resultados de pesquisas de opinião, o que pode ser uma fácil tentação.
“A vida humana deve ser acolhida, sem pré-condições; não somos nós que damos origem a ela, mas ela é sempre um dom gratuito. Não é belo, não é digno, não é ético, diante da vida humana frágil, fazer recurso à violência, ou valer-se do poder dos fortes e saudáveis para dar-lhe o fim, negando-lhe aquele pouco de vida que a natureza lhe concedeu”, diz o purpurado na mensagem.
Dom Odilo conclui o documento expondo os argumentos empregados pela CNBB em favor dos anencéfalos.
O documento na íntegra pode ser lido no site da Arquidiocese de São Paulo (http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/?q=node/103257). (EPC).
Deixe seu comentário