Gaudium news > “Há sempre alguém que acha curioso os católicos serem capazes de ir à rua fazer a sua oração”, diz pároco de Benfica

“Há sempre alguém que acha curioso os católicos serem capazes de ir à rua fazer a sua oração”, diz pároco de Benfica

Lisboa (Quarta-feira, 04-04-2012, Gaudium Press) “Há sempre alguém que acha curioso os católicos serem capazes de ir à rua fazer a sua oração e que admira as pessoas que têm convicções”, afirmou nesta semana o pároco de Benfica, em Lisboa, Portugal, cônego José Traquina. O sacerdote comentou a respeito da via-sacra da paróquia local, que saíra na noite de sexta-feira, 06, do maior centro comercial da capital portuguesa, local em que fica uma das mais importante estações de metrô da cidade.

Ainda sobre a via sacra da Semana Santa, Padre Traquina declarou que a caminhada que acontecerá na sexta-feira pretende “testemunhar uma fé” sem “fazer qualquer proseilitismo”. O sacerdote disse que desde a sua chegada à Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, há cinco anos, evitou sempre tornar a peregrinação um “espetáculo” e afirmou nunca ter tido dissabores com as pessoas que à noite se cruzam com a procissão, algumas das quais “se deixam tocar pela sua beleza e encanto”.

Espiritualidade da Via Sacra
Segundo cônego José Traquina, a celebração litúrgica da Sexta-feira Santa e a via-sacra têm uma “espiritualidade muito forte”. Isto porque, segundo ele, envolvem “o drama da existência que é o sentido da justiça, da entrega, dos outros, de suportar a injustiça e manter-se fiel a valores elevados, elementos que traduzem uma afirmação de valores humanos de grande elevação”.

“Ao salientarmos estas dimensões na vida de Jesus também nos sentimos motivados a valorizar a vida no que tem de mais sublime em termos de nobreza e dos valores”, salientou o pároco de Benfica.

Para o cônego a via sacra e a celebração litúrgica, que ele também entende como “convite público à meditação e oração” são manifestações de fé que “nunca têm intenção de agredir”, já que “o povo português gosta de o fazer com disciplina e alegria”.

O percurso da Via Sacra de Benfica se inicia às 21h30 numa capela situada nas imediações do Centro Comercial Colombo, do terminal do Colégio Militar e do maior estádio de futebol português, no extremo da paróquia, e vai percorrer as ruas até à igreja matriz de Benfica.

Com informações da Agência Ecclesia

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas