Após nomeação, novo bispo de Bauru fala sobre expectativas da nova missão
Indaiatuba (Quinta, 23-04-2009, Gaudium Press) Bento XVI nomeou como bispo da diocese de Bauru, interior de São Paulo, na semana passada, dom Caetano Ferrari, da Ordem dos Frades Menores que, até o momento, estava na diocese de Franca, também no interior paulista. O bispo será empossado no dia 31 de maio, às 15h.
A diocese de Bauru estava vacante desde julho do ano passado quando seu bispo, dom Luiz Antônio Guedes, foi nomeado para assumir a diocese de Campo Limpo (SP) no lugar de dom Emilio Pignoli, que renunciou ao cargo.
Nascido no dia 30 de julho de 1942 na cidade de Pirajuí (SP), dom Caetano foi ordenado sacerdote no dia 27 de dezembro de 1970 e nomeado bispo auxiliar da diocese de Franca em 24 de abril de 2002. Em 29 de novembro de 2006 assumiu o governo da diocese.
Em entrevista exclusiva à Gaudium Press, Dom Caetano se disse feliz com sua nomeação para a diocese de Franca porque volta para a região onde nasceu e realizou seus estudos.
“Estamos com dois sentimentos, o primeiro a alegria e, de outro lado, a tristeza. Estou indo para Bauru onde vou reencontrar as raízes da minha família de sangue. Sou nascido em Pirajuí, próximo de Bauru. Também vou reencontrar as raízes vocacionais pelas quais eu entrei no Seminário Santo Antônio, que é franciscano, em Agudos, que fica ao lado de Bauru. Então os sentimentos são de alegria e satisfação. Por outro lado, o coração fica apertado porque estou saindo de Franca, onde fui muito bem acolhido. Estou há sete anos lá, então o meu sentimento é de aperto no coração. É um povo que me acolheu muito bem, todo o clero também, então a gente criou laços nestes sete anos. Mas, por outro lado, Bauru e Franca são duas igrejas diocesanas equivalentes e são vizinhas, então, a gente está próximo e vamos permanecer ligados em comunhão de oração”.
Deixe seu comentário