Gaudium news > Arquidiocese do Rio de Janeiro celebra dia de São Jorge, o Santo Guerreiro

Arquidiocese do Rio de Janeiro celebra dia de São Jorge, o Santo Guerreiro

Rio de Janeiro (Quinta, 23-04-2009, Gaudium Press) A Arquidiocese do Rio de Janeiro celebra hoje o dia de São Jorge, o Santo Guerreiro, data em que também é feriado em todo o estado. Vigário da Paróquia de São Jorge, em Quintino, uma das três dedicadas ao Santo Guerreiro, padre Geraldo Luiz Canezer disse que “São Jorge tornou-se modelo para as pessoas que fazem o Bem, pois ele sempre lutou contra a violência”.

“Jorge, que deu a vida por Jesus Cristo, brigou com o dragão, que representa o Mal, e venceu”, afirma o religioso.

Para Padre Geraldo, a grande popularidade de São Jorge no Rio de Janeiro se deve, principalmente, à questão da violência. “Apesar de linda, nossa cidade sofre diariamente com a violência urbana. A violência representa, portanto, o dragão para todos os moradores do Rio. As pessoas procuram o Santo Guerreiro e pedem a ele proteção para as suas famílias. É por isso que São Jorge é tão popular por aqui”, analisa.

Nascido na Capadócia, atual Turquia, no ano de 280, Jorge era filho de pais cristãos e, desde a infância, tinha Jesus como Salvador. Adolescente, ingressou na carreira militar e, em pouco tempo, foi promovido a capitão.

Militar do exército do Imperador Diocleciano, que tinha planos de executar todos os cristãos, Jorge se manifestou contra todas as perseguições. Logo, Jorge passou a ser perseguido pelo imperador, que ordenou a captura e degolação de Jorge no dia 23 de abril do ano 303.

A festa na Paróquia de São Jorge, em Quintino, começou cedo, com alvorada de fogos às 5h. Serão celebradas missas às 10h, 11h30, 14h, 16h30, 18h30 e 20h. Às 16h, haverá uma procissão. No domingo, às 10h, está programada uma carreata.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou da missa das 7h. Vestindo uma blusa vermelha e branca, as cores de São Jorge, Eduardo Paes disse que foi à Igreja de São Jorge pedir proteção para a cidade do Rio.

No Centro, serão celebradas missas de hora em hora, das 7h às 16h, na Igreja de São Jorge. Em Nova Iguaçu, na Paróquia São Jorge e Nossa Senhora de Fátima, estão marcadas missas para as 10h, 12h, 15h, 16h, 18h, 19h30 e 21h.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas