Gaudium news > Em Cuba, Instituição Católica com sete mil voluntários cuida de idosos

Em Cuba, Instituição Católica com sete mil voluntários cuida de idosos

Havana (Quinta-feira, 29-03-2012, Gaudium Press) A Igreja Católica em Cuba possui por volta de sete mil voluntários que há mais de 20 anos servem a milhares de idosos do país.

Mercedes.jpg
Mercedes Hernández, voluntária da Cáritas Cubana

São 400 grupos apoiados pelo Catholic Relief Service (CRS) para a América Latina e Caribe. Esses grupos administram refeitórios populares, onde as refeições são gratuitas e que, em muitos casos, funcionam nas próprias casas dos voluntários. Além disso esses voluntários católicos encarregam-se da higiene e e até da lavagem de roupa desses idosos.

A CRS faz parte da rede internacional católica conhecida como “Cáritas” que tem sua atuação espalhada por diversos países.

O objetivo da Cáritas Cubana, segundo a sua diretora, Maritza Sánchez, não é apenas ajudá-los em suas necessidades básicas, mas também “buscamos criar espaços para que eles possam compartilhar com outras pessoas os mesmos interesses”. “Queremos envolvê-los, e assim mudar seu estilo de vida para que descubram seu potencial”, explica.

Robyn Fieser, diretora do CRS, esteve recentemente no refeitório da paróquia San Agustín e teve oportunidade de conversar com uma idosa de 87 anos que é favorecida pela instituição da Igreja. Ela almoça nesse lugar há 12 anos e, além das refeições, ela recebe uma ajuda para cobrir os seus gastos.

Mercedes Hernández, encarregada de cuidar do refeitório diz que Igreja é muito importante para ela, é a sua família. A filha de Mercedes deixou Cuba há mais de 25 anos e só em 2010 que elas puderam se ver novamente. Durante todo esse período Mercedes passou a maioria de seu tempo na Igreja de San Agustín.

Todos os que se alimentam na paróquia são conhecidos de Mercedes. Ela sabe o nome, endereço e motivo porque cada um vai ali. Os idosos recebem da sua “mãe” sapatos, sabão e ás vezes lençóis, pois ela conhece a necessidade de cada um. (EPC)

Com informações da ACI.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas