Gaudium news > Santa Sé aprova nova “Bênção de criança no útero”

Santa Sé aprova nova “Bênção de criança no útero”

Washington (Quarta-feira, 28-03-2012, Gaudium Press) A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) informou em um comunicado oficial na última segunda-feira, 26, que a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos deu sua aprovação ao novo rito de “Bênção de criança no útero”.

Esta bênção foi redigida pelo Comitê do Culto Divino da USCCB ao constatar que não existia um rito aprovado para tal fim.

bênção.jpg

O Cardeal Daniel DiNardo, secretário do Comitê de Atividades Pró-vida da Conferência, manifestou sua alegria ao comunicar a notícia: “Estou impressionado pela beleza da vida humana no útero”, comentou. “Não poderia pensar em um dia melhor para anunciar esta notícia que a festa da Anunciação, quando recordamos o “Sim” de Maria a Deus e a Encarnação desse Menino nela, nesse útero que salvou o mundo”.

“Queríamos fazer este anúncio o mais rápido possível”, afirmou o Arcebispo Gregory Aymond, secretário do Comitê do Culto Divino da USCCB, “de forma que as paróquias possam começar a ver como esta bênção pode integrar-se no tecido da vida paroquial”. O texto será impresso em um folheto bilingue e estará disponível para as paróquias norte americanas no dia das mães. “Eventualmente, esta nova bênção será incluída no bendicionário, quando o dito livro for revisado”, anunciou Dom Aymond.

O rito foi preparado para apoiar os pais que esperam o nascimento de seus filhos. Também, para alentar as comunidades paroquiais na oração e o reconhecimento do dom das crianças por nascer e, ainda, para criar consciência do respeito da vida humana na sociedade.

Segundo o comunicado oficial, o rito poderá ser oferecido no contexto da Eucaristia ou fora dela.

A bênção teve sua origem em um pedido do atual Arcebispo de Louisville, Dom Joseph Kurtz, ao Comitê de Atividades Pró-vida para que fosse averiguado se existia um rito aprovado para abençoar uma criança no ventre de sua mãe. Enquanto não era encontrado, o Comitê redigiu um texto provisório e o submeteu a aprovação do Comitê para o Culto Divino da Conferência. E ele foi aprovado em março de 2008.

A plenária dos Bispos da USCCB ratificou esta aprovação e enviou o novo rito a Roma para sua edição e aprovação final.

Com informações da USCCB.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas