Objetivo da viagem do Papa ao México foi cumprido
León (Terça-feira, 27-03-2012, Gaudium Press) Ao avaliar a primeira e histórica visita do Papa Bento XVI ao México, encerrada nesta segunda-feira, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, disse que o objetivo principal “está cumprido”.
Numa coletiva de imprensa na cidade de Leon, Padre Lombardi disse que a finalidade essencial dessa viagem – que
Segundo porta voz do Vaticano, a presença do Papa no México aproximou mais os fiéis da Igreja |
tem também um nível de importância continental para a América Latina – tem sido a de alcançar “um encontro pessoal com o Santo Padre os mexicanos” que, segundo o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, “se mostrou especialmente na missa onde compareceram, segundo as últimas estimativas, 640 mil pessoas”.
Padre Lombardi disse ainda que a concretização da viagem do Papa é “superar” a distância entre ele, os mexicanos e latino-americanos.
Para o porta-voz do Vaticano, a marca desta viagem também pôde ser obsevada durante a Santa Missa quando o Papa recordou San Juan Diego, Santa Rosa de Lima e Saint Martin de Porres, outro santo importante do Peru, cuja devoção tem atravessado fronteiras.
Segundo Padre Lombardi, “a capacidade da maturidade dos fiéis mexicanos, mostra que todos apreciam o Santo Padre já que participaram em silêncio da celebração eucarística”.
No entanto, o porta-voz disse, “eles souberam expressar sua alegria durante os trajetos feitos pelo Papa com o Papamóvel”.
Padre Lombardi disse que a homilia da Santa Missa foi “excepcional”, não só pelo conteúdo, mas pela maneira em que o Papa falou, em que “procurou expressar seu espírito” para comunicar a sua mensagem aos mexicanos.
Depois de comentar que o Santo Padre falou também do direito fundamental à vida, um direito inalienável de todos, o sacerdote recordou a citação de Nossa Senhora de Guadalupe na oração mariana do Ângelus, destacando a importância da “Morenita de Tepeyac” para os mexicanos e latinoeamericanos.
Deixe seu comentário